Exibição de Documentos no CPC como meio de prova em Contestação. É possível?

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Frank Menezes, 15 de Agosto de 2015.

  1. Frank Menezes

    Frank Menezes Membro Pleno

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Meus Caros, preciso de ajuda pois sou Advogado iniciante.

    Vendi um imóvel e o comprador apresentou um contracheque falso perante a CEF, logo, o financiamento foi negado.

    Após 2 anos o comprador ingressou com ação para reaver o valor de sinal, alegando que o negócio não se realizou por vontade alheia a sua vontade.

    Assim, estou querendo utilizar a Cautelar de Exibição de Documento perante a CEF (Caixa Econômica) e a sua antiga Empresa para suscitar falsidade documentação.

    Desta forma, pretendo provar a "Culpa Exclusiva" da parte para que o negócio não tenha sido concluído. Assim, por óbvio, não sou obrigado a devolver o sinal, até porque na situação prática tive que vender o imóvel de forma urgente não me aproveitando do sinal, pois o valor que consegui para honrar com o contrato do outro imóvel que eu havia comprado ficou inclusive abaixo do valor pretendido.

    Alguém poderia me dizer se este raciocínio está correto? Alguém já manejou ação de exibição de documentos neste sentido? Fundamentou no (355 a 363 do CPC) ou no (844 CPC)?

    Terei que após conhecer dos documentos abrir um incidente de falsidade documental?

    Agradeço desde já a colaboração de todos.
Tópicos Similares: Exibição Documentos
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ação Cautelar de Exibição de Documentos 06 de Outubro de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Exibição De Documentos Ou Coisa 13 de Agosto de 2012
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Diploma Retido Pela Faculdade Entrar Com Ação De Exibição De Documentos Ou Obrigação De Fazer? 22 de Setembro de 2011
Direito de Família Cautelar Preparatório De Exibição De Documentos Antes Da Partilha 15 de Março de 2011
Notícias e Jurisprudências Segunda Seção Analisa Reclamação Sobre Multa Diária Em Ação De Exibição De Documentos 29 de Junho de 2010