Existe A Possibilidade De Emendar A Contestação Trabalhista?

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por Tiago Gutierrez, 15 de Novembro de 2012.

  1. Tiago Gutierrez

    Tiago Gutierrez Em análise

    Mensagens:
    7
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasil
    Bom dia!
    Desde já agradeço se alguém deixar a opinião sobre o tema.
    Existe a possibilidade de emendar a contestação após sua entrega em audiência de tentativa de conciliação pelo rito ordinário?
    No caso em tela, ainda não aconteceu a audiência de instrução e o prazo para o advogado do reclamante manifesta-se sobre a contestação não começou a correr.

    Abraço a todos.
  2. pacbarros

    pacbarros Em análise

    Mensagens:
    27
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Pará
    Não existe possibilidade após a entrega. Já preclui.
    gustavocastro curtiu isso.
  3. VFQ

    VFQ Em análise

    Mensagens:
    6
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Bahia
    Olá!
    O art. 303 e incisos, do CPC, de aplicação subsidiária à CLT, responde sua indagação.
    Abço.
    gustavocastro curtiu isso.
  4. Jorge Candido

    Jorge Candido Em análise

    Mensagens:
    26
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    A perguntafoi, ou é (?): Existe a possibilidade de emendar a contestaçãoapós sua entrega em audiência de tentativa de conciliação pelo rito ordinário?



    No caso em tela, ainda não aconteceu a audiência deinstrução e o prazo para o advogado do reclamante manifesta-se sobre acontestação não começou a correr.



    Na primeira opinião manifesta-se o nosso colega dizendo que “Não existepossibilidade após a entrega. Já preclui.



    Na segunda manifestação “O art. 303 e incisos, do CPC, de aplicação subsidiária à CLT, respondesua indagação”.



    Em minha modesta opinião, pode sim.



    Na segunda manifestação onde nosso colega, indica o 303,que, em tese, permite que isso seja feito, porém não explicou suficientemente.



    E poderia fazê-lo sem problemas, pois o próprio artigoprescreve que “depois da contestação, só é lícito deduzir novas alegações” quandoessas alegações forem relativas a direito superveniente, ou a situações ou alegaçõesa que o juiz deveria ter conhecimento, ou “porexpressa autorização legal, puderem ser formuladas em qualquer tempo e juízo”.Quando se diz que “só é lícito deduzirnovas alegações”, está se autorizando, ainda que por via reflexa, que ésim permitido a adição à contestação.



    Não podemosesquecer, no entanto que a proibição explícita se encontra no artigo, 264 domesmo Codex, em que somente ao Autor é proibido a alteração do processo, salvoquando o juiz o intime a emendar a ação inicial e isso porque a formação doprocesso ainda não se encontra formalizada.



    De outronorte temos ainda o comando do inciso III do mesmo artigo 303 do CPC, quando “por expressa autorização legal, puderemser formuladas em qualquer tempo e juízo”.



    Efetivamente,se revisarmos o Código de Processo Civil em todos os seus comando,encontraremos uma série de “permissões” para que possamos “emendar” acontestação, pois o artigo 332 do mesmo Diploma nos garante isso, quando dizque: “Todos os meios legais, bem comoos moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, são hábeispara provar a verdade dos fatos, em que se funda a ação ou a defesa” (grifamos).



    E ainda agarantir ou permitir esse “adendo” temos a Constituição Federal que em seuartigo 5ª que garante que:Todos sãoiguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aosbrasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direitoà vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”, e que “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça adireito” (art. 5º, XXXV) e se o réufor impedido de exercitar na plenitude sua defesa, estará sendo cerceado o queé contrário à Lei Maior, ou seja, “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtudede lei” (art. 5º, II).



    Em outras palavras, quando o artigo 303 do CPC,prescreve que “depois da contestação, sóé lícito deduzir novas alegações”, implicitamente está garantindo que pode-se sim emendar acontestação, e além disso, acredito que a grande maioria dos profissionais dodireito em suas petições finalizam-na com o comando de que: “Todos os meios legais, bem como osmoralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, são hábeis paraprovar a verdade dos fatos, em que se funda a ação ou a defesa”, ainda que muitos aindanão saibam como exercitar esse comando legal.



    Efetivamente teria muito ainda a dizer sobre essetema, mas sinceramente é por demais cansativo e muito pouco utilizado, portantoa ajuda é por demais limitada... mas por outro lado se apenas um me ouvir,estarei regiamente pago.
  5. rosanamoronta

    rosanamoronta Membro Pleno

    Mensagens:
    38
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Desculpe pelo comentário, mas nao entendi porque esta tao beligerante....... os colegas so tetaram ajudar!!!! Aqui nao temos respostas certas nem erradas.....sabemos que o direito é ambivalente e nos limites de cada um expomos nossa singela opniao....

    Contudo, na presente discussão, concordo em partes com vossa opinião e considere ouvido ao menos uma vez...

    Att.

    Rosana