Facilitação De Armas De Fogo, Declínio Do Brasil

Discussão em 'Política' iniciado por fabrielw, 07 de Outubro de 2013.

  1. fabrielw

    fabrielw Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Tocantins
    Mais de 3,7 mil cidadãos pedem revogação do Estatuto do Desarmamento


    Uma das propostas mais polêmicas em tramitação na Câmara, o Projeto de Lei 3722/12, do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), que revoga o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03) e cria novas regras para a aquisição e a circulação de armas no País, é também uma das mais comentadas pelos cidadãos que contatam o serviço Disque-Câmara (0800 619 619). O projeto é tema de nova enquete da Agência Câmara de Notícias.
    A maioria das pessoas que ligam apoia a proposta. Das 3.784 manifestações recebidas até 10 de agosto pelo Disque-Câmara sobre o projeto, 3.754 foram favoráveis e apenas 30 contrárias à matéria, apresentada em abril. Neste ano, o assunto já é o segundo mais comentado pelos cidadãos.
    Conforme o PL 3722/12, a regra passará ser a permissão da posse e do porte de armas. Pela proposta, para comprar uma arma de fogo o interessado deverá ter no mínimo 21 anos e precisará apresentar documento de identidade, CPF e comprovantes de residência e de ocupação lícita.
    O cidadão que quiser comprar uma arma não poderá possuir antecedentes criminais ou estar sendo investigado pela polícia por crime doloso contra a vida ou mediante qualquer forma de violência. Deverá ainda ter feito curso básico de manuseio de arma e iniciação ao tiro. Além disso, deverá estar em pleno gozo das faculdades mentais, comprovado por atestado expedido por profissional habilitado.
    Regra atual

    O Estatuto do Desarmamento, em vigor desde 2003, não proíbe o porte de arma aos civis, mas torna mais rigorosos os critérios para a aquisição do porte de armas.
    Na avaliação de Rogério Peninha Mendonça, a medida não foi capaz de reduzir a criminalidade no Brasil, ainda que o Ministério da Justiça informe que após a primeira campanha de desarmamento, em 2004, o número de mortes por armas de fogo tenha caído 11%.
    Sua proposta, diz, reflete o desejo da população, que em 2005, ao ser consultada em um referendo, rejeitou a ideia de proibir o comércio de armas e munições no Brasil. Naquele ano, 60 milhões de eleitores, ou mais de 60% dos votantes, manifestaram-se contra a proibição.
    O resultado manteve a possibilidade de compra de armas por civis, cumpridos requisitos como idade mínima de 25 anos e comprovação de bons antecedentes. Toda arma, porém, deve ser registrada e a posse nas ruas depende de autorização prévia da Polícia Federal.
    Debate

    Na época do referendo, duas frentes parlamentares  foram formadas com a participação de organizações civis para defender a proibição ou a manutenção do comércio de armas por meio da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.
    A Agência Câmara também promoveu o debate do assunto. Em uma enquete realizada em outubro de 2005, 86% dos que votaram disseram não à proibição do comércio de armas. Em maio do mesmo ano, os participantes de um bate-papo organizado pela Agência criticaram o desarmamento. Os debatedores disseram que, sem armas, a população ficaria desprotegida e os bandidos teriam mais facilidade para atuar.

    Link para notícia: www.camara.leg.br/camaranoticias/noticias

    ============================================================
    Opinião do autor do tópico:
     
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia Dr.
    Entendo que, para a bandidagem, a restrição ou a proibição ao comercio de armas e munições é da mais completa ineficácia.
    Isso porque, enquanto não for devidamente policiada, as armas e munições continuarão adentrando ao Brasil pelas longas  fronteiras secas e liberadas.
    Facilitar o comercio de armas e munições só vai servir mesmo  para municiar ainda mais  a bandidagem, que ficará dispensada dos incômodos  da " importação".
    Situações extremas exigem medidas radicais.
    Porque não considerar a aplicação da pena de morte - ja exercida pela criminalidade - e a redução da maioridade penal?
    Alguém aí se habilita a atirar a primeira pedra?
  3. cssn

    cssn Membro Pleno

    Mensagens:
    32
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Brasília-DF
  4. cssn

    cssn Membro Pleno

    Mensagens:
    32
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Brasília-DF
    Compartilho exatamente do mesmo entendimento do Sr. Gonçalo. Situações extremas exigem medidas radicais!!
Tópicos Similares: Facilitação Armas
Forum Título Dia
Artigos Jurídicos Porte de Armas para Advogado 05 de Novembro de 2015
Arquivos antigos VENDA DE ARMAS!!! 05 de Outubro de 2005