Hc Como Funciona?

Discussão em 'Fórum dos Neófitos' iniciado por anthonyteen, 24 de Fevereiro de 2010.

  1. anthonyteen

    anthonyteen Futuro promotor

    Mensagens:
    20
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Olá colegas do fórum.
    Gostaria de saber como funciona o Habeas Corpus (no sentido geral, como usar ). Aguardo a resposta de vocês.
    Obrigado.

    Sim eu procurei no google mas preciso me interar com as respostas dos colegas aqui do fórum.
  2. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Saudações meu amigo,
    Você gostaria de saber como funciona em que sentido? Hipóteses de cabimento, processamento, legitimidade, o que exatamente?

    Abraços,
  3. anthonyteen

    anthonyteen Futuro promotor

    Mensagens:
    20
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Não sei se estão acompanhando o caso do (ex) governador Arruda. A parte em que o habeas corpus será julgado.
  4. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Ok, creio que a maioria de nós está acompanhando o caso do ex-governador Arruda, mas sua dúvida continua muito vaga. Especificamente qual seria sua dúvida nesse caso?
  5. anthonyteen

    anthonyteen Futuro promotor

    Mensagens:
    20
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Na realidade eu não fiz a pergunta certa. O que é um Habeas Corpus?
  6. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Habeas-corpus significa em latim "que tenhas o teu corpo"; é uma ação (e não recurso), prevista na Constituição, art. 5°, inciso LXVIII, da seguinte forma: "conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder".

    Visa assegurar a liberdade de locomoção do indivíduo, tem prioridade na tramitação nos juízo singulares e Tribunais, e pode ser proposta por qualquer pessoa, inclusive não advogados. É isenta de custas processuais.

    No caso do Arruda, o objetivo principal de seus advogados é fazer com que seu cliente responda ao processo em liberdade, eis que ainda não foi definitivamente condenado.
  7. Léia Sena

    Léia Sena Membro Pleno

    Mensagens:
    498
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
  8. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    O Habeas Corpus (conhecido também como "habias corpiu" em diversas piadas jurídicas) é um belo remédio constitucional, de suma importância, que visa a manutenção do jus libertatis.
  9. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Isso me fez lembrar uma história curiosa que aconteceu lá no tribunal onde trabalho. Aqui em São Paulo, para quem não conhece, existe o Hospital das Clínicas, mimosamente conhecido como HC... Pois bem. Um advogado afoito foi até o tribunal em um sábado à noite pois queria despachar um HC. O segurança, coitado, não tinha a menor ideia do que ele estava falando. Aliás, tinha. Achou que ele estava falando do hospital e tratou de encaminhá-lo para lá. Depois desse ocorrido, passaram a dar algumas noções de Direito aos seguranças, para evitar esse tipo de ocorrência.

    Mas que foi engraçado, ah, isso foi!
    Fernando Zimmermann curtiu isso.
Tópicos Similares: Como Funciona
Forum Título Dia
Direito de Família Como funciona a audiência de conciliação em ação de investigação de paternidade? 03 de Dezembro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Como funciona a execução provisória de multa Astreinte!!! 03 de Dezembro de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Como funciona na prática, a contagem do prazo de 10 dias para cumprimento de liminar? 02 de Outubro de 2015
Direito do Trabalho Como funcionam as faltas quando trabalhador é plantonista? 24 de Julho de 2015
Direito Previdenciário COMO FUNCIONA NA PRÁTICA A REABILITAÇÃO PROFISSIONAL FEITA PELO INSS? 28 de Maio de 2015