Homossexual Impedido De Comungar Na Igreja Católica

Discussão em 'Direito Constitucional' iniciado por Renan, 02 de Setembro de 2009.

  1. Renan

    Renan Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Boa tarde a todos;

    Sou profissional da área contabil e por diversas vezes clientes me perguntam sobre assuntos da esfera jurídica e me questionaram sobre o assunto abaixo.
    A questão é a seguinte. Uma pessoa, homossexual assumido(a), segundo a doutrina católica é impedida de participar inteiramente da igreja católica. Segundo o que já conversei com um padre amigo da minha família, ele pode frequentar naturalmente os cultos religiosos da igreja católica porém, não pode comungar.
    Se no momento do culto religioso ele vai até o Padre ou ministro da eucaristia, para comungar e este nega-se a dar a hóstia a ele, cabe ação de danos morais contra a igreja? Tratando-se talvez de discriminação.

    No meu entendimento acredito que por ser a igreja um culto livre, e aqueles que se submetem a ela estão sujeitos aos seus dogmas, não caberia.

    Gostaria de alguma opinião referente a este embate Lei X Fé.


    Obrigado
  2. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Meu nobre,

    Acredito que um sacerdote não pode se furtar a dar a comunhão. O erro é de quem comunga sem estar quite com o sacramento da confissão. Frise-se que não estou acusando, tampouco apontando, qualquer pessoa e suas idiossincrasias.

    Mas, juridicamente: tal conduta não seria passível de indenização por danos morais não. Entendo que é notório que o culto Católico vai de encontro com a pluralidade de identidades sexuais, logo a pessoa que vai de encontro com isto, está assumindo o risco de sua conduta. Ademais, é uma faculdade de cada organização religiosa eleger seus dogmas. Creio que errado é apenas o excesso de proselitismo.

    Att.,
    Ribeiro Júnior