Honorários advocatícios e substabelecimento sem reserva

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Lady, 22 de Janeiro de 2018.

  1. Lady

    Lady Membro Pleno

    Mensagens:
    42
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Bom dia Caros Colegas,

    estou com uma situação onde meu cliente solicitou para eu substabelecer para outro advogado o seu processo, sem nenhum motivo.
    Ocorre que, nosso contrato de honorários determina o pagamento de honorários da seguinte forma:

    Cláusula segunda

    I - O CONTRATANTE pagará a CONTRATADA, no final da demanda honorários advocatícios no percentual de 30% (trinta por cento), incidente sobre o valor deferido no caso de condenação ou acordo ou liberação (o que tiver a receber no final) pela justiça competente.


    II - O CONTRATANTE pagará ainda as custas e despesas judiciais, despesas de viagens, de extração de fotocópias, de autenticações de documentos, de expedição de certidões, de interurbanos e quaisquer outras que decorrerem dos serviços ora contratados, mediante apresentação de demonstrativos analíticos pela CONTATADA.


    (...)

    Ainda, tenho a seguinte cláusula no contrato:




    Cláusula terceira

    I - Os honorários advocatícios tornar-se-ão exigíveis nas datas estipuladas na cláusula segunda item I ou ainda no caso do CONTRATANTE desistir da demanda por qualquer motivo que independa da vontade de sua patrona.

    (...)


    Gostaria de uma ajuda em como cobrar esses honorários.

    Devo fazer uma petição no processo e juntar meu contrato pedindo para ao final o juiz reservar a parte dos meus honorários?
    Ou existe alguma outra forma de cobrar?

    Abraços
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde doutora:
    Ja considerou a possibilidade obter dele uma declaração, em que ele lhe solicita o substabelecimento sem reserva, mas plenamente ciente que responderá por 100% (ou outro percentual, dependendo de quanto já foi prestado de serviços) dos valores acordados no contrato de honorários?
    Passo adiante a senhora poderia pedir a penhora do valor no rosto dos autos.
Tópicos Similares: Honorários advocatícios
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ação de arbitramento de honorários advocatícios c/c ação de cobrança 19 de Setembro de 2019
Direito Penal e Processo Penal Certidão de honorários advocatícios (dativo) no caso de suspensão condicional 01 de Abril de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor EMBARGOS À EXECUÇÃO DE HONORÁRIOS ADVOCATICIOS 08 de Dezembro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Execução de contrato de honorários advocatícios - Dúvida 01 de Novembro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Honorários advocaticios 03 de Abril de 2016