Ignorância De Servidor Cartorário Expõe Juiz Ao Ridículo

Discussão em '"Causos" Jurídicos' iniciado por Fernando Zimmermann, 07 de Maio de 2010.

  1. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo

    Gerson Kauer​
    [​IMG]
    Que há - via de regra - uma deficiência em grande parte dos serviços cartorários judiciais do RS isso não se discute. Parcela dessa deficiência está atrelada à precariedade das instalações cartorárias, ao volume de trabalho, aos baixos salários dos que são contratados como celetistas, a estagiários despreparados e que são mal orientados etc.

    Seguramente, advogados e demais operadores do Direito poderão contribuir apontando outras causas para a deficiência.

    Mas raramente se terá tido algo de tão concreto, em mãos, como a publicação de uma nota de expediente feita pela 15ª Vara Cível de Porto Alegre, publicizando, em um órgão oficial do TJRS - com uma dezena ou mais de erros - uma decisão do juiz Roberto Carvalho Fraga.

    Considere-se que a decisão não foi proferida sob a forma digitada - mas sim, manuscrita - talvez na intenção do juiz de prestar pronta jurisdição, como é de seu hábito. Poderia, assim, surgir alguma dificuldade de entendimento de algumas palavras a um leigo, mas o texto era facilmente inteligível por alguém minimamente versado em Direito e, claro, com conhecimentos rudimentares do idioma pátrio.

    Como talvez esse não seja o caso do servidor em tela, ao digitar o texto para ser enviado e publicado no DJ On line, o cartorário cometeu uma série de ataques ao vernáculo - a ponto de aborrecer o desembargador Irineu Mariani, da 1ª Câmara Cível do TJRS.

    Mariani foi o destinatário, como relator sorteado, do agravo interposto contra a decisão que desagradou uma das partes. E o desembargador não poupou críticas ao mau serviço público prestado pelo servidor despreparado:

    "É de se lamentar a absurda cópia da decisão agravada, para fins de publicação no Diário da Justiça Eletrônico, dando o funcionário mostras ululantes de não ter condições de ocupar o posto, visto não ter conhecimentos mínimos de português, expondo o próprio ilustre magistrado ao ridículo, pois não há ponto, não há vírgula, acentos todos abolidos e letra maiúscula apenas uma da palavra "Vistos". Em suma, o tal internetês, perto, é machadiano". (* - ver nota de rodapé, do editor do EV).

    O relator adianta que "quanto a isso, e providências necessárias, tratarei oportunamente."

    O que chocou operadores do Direito que tomaram contato com a nota de expediente, foi o conjunto de agressões ao vernáculo na intimação criticada pelo desembargador:



    Proc. nº 001/1.10.0020865-7 - A. Ulderigo Rossi Indústria de Máquinas Gráficas Ltda (pp. Caio Amauri Varga) X Diretor Divisão Licitações da CORAG - Cia Riograndense Artes Gráficas e Biscaíno Automação Industrial Ltda (sem representação nos autos).

    "Vistos etc depreendente que o carne do presente insurgimento esta atrelado a desição do recurso administrativo onde segundo a impretante falta a devida fuldamentação lato senso logico que ai esta o merecimento ao mandamus todavia o titulo de apreciação da liminar tenho que não ha por hora elementos de sustentação para o deferimento evidente que apos o contraditorio podera o contexto adquirir outras luzes com nova e nessesaria analise portanteindefiro a liminar solicitem-se as informações intimem-se".







    O Espaço Vital vai acompanhar a evolução do recurso e o julgamento do mérito, para verificar quais serão, na prática, as providências para que não se repita o festival de estultices.
    .....................................

    (*) Nota do editor: Estilo machadiano é aquele simples, sem enfeites, ágil, funcional, na primeira pessoa (colocando-se o articulista no lugar do outro). Em "Dom Casmurro", uma das obras-primas do escritor brasileiro Machado de Assis, a arte machadiana se compraz na retórica do subentendido. Nesse estilo velado, impera a metonímia: o registro dos efeitos.










    Fonte: http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?id=18476

  2. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Teratológico!
  3. DR. MAURICIO

    DR. MAURICIO Visitante

    Aqui em São José do Rio Preto - SP, os erros não chegam à tanto, mas falta pouco! Muitos  'juizes'; dentro do cartório e quem deveria decidir nem lê os absurdos... quando a gente vai despachar e mostrar o problema, nada acontece... uma tristeza!!!
  4. A. Decio R. Guerreiro

    A. Decio R. Guerreiro Membro Pleno

    Mensagens:
    128
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
  5. andersongama

    andersongama Em análise

    Mensagens:
    40
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Interessante, viva ao Brasil. Ou seria: Brazil?
Tópicos Similares: Ignorância Servidor
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Prefeitura de Goiânia terá de indenizar servidora que sofria assédio moral no trabalho 24 de Março de 2023
Direito Administrativo Trilhados equiparado à servidor 14 de Dezembro de 2022
Direito Previdenciário Aposentadoria do Servidor Público Federal 10 de Maio de 2021
Direito Administrativo [Estatuto do Servidor] Direito Adquirido - Vacância 27 de Agosto de 2020
Direito Administrativo Turno de trabalho servidor federal 17 de Novembro de 2018