Impedida De Concluir O Curso De Direito.

Discussão em 'Direito Constitucional' iniciado por Adriana Dutra, 27 de Dezembro de 2008.

  1. Adriana Dutra

    Adriana Dutra ESTUDANTE DE DIREITO.

    Mensagens:
    4
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Boa noite a todos,

    Em agosto de 2008, quando fui me matricular, no último período a ser cursado, me deparei com a seguinte situação: Extinção da Matéria de Proc.Trab.II. A única matéria de que eu precisava, para, findar meu curso de Direito. Mas o que me foi dito na hora, foi que a última turma desta matéria, havia sido no semestre anterior. Pois dali em diante, iria prevalecer o " Currículo Integrado", onde, a disciplina, Processo do trabalho, não se dividiria mais, em dois semestres. E sim, em um único período, todo o programa seria dado (anteriormente, nos demais currículos, eram divididas em P.TrabI e P.TrabII.) . Observem que tais Currículos variavam com certa frequencia, sem nenhum aviso prévio. Para que eu possa me fazer entender melhor, deixe-me explicar do que se trata. Pois não sei como funciona em outras Universidades. Por ex. o Currículo X, é a grade de matérias obrigatórias, disposta num organograma, que mostra a cada semestre, as disciplinas a fazer. Naturalmente que há uma ordem de matérias, e quase todas se prendem por pré-requisitos. O aluno só faz Penal II, depois de ter feito Penal I, e assim por diante. A grade é formulada de maneira que você leve no mínimo 5 anos para completar o curso. Mais a Monografia, O Escritório Modelo e o PAC(Progr. Ativ. Compl.). Este último, trata-se de atividades como cursos e palestras, que valem horas( no mínimo 120 ), para aprovação. E mais seis eletivas, à sua escolha. O meu era o Currículo UCAM, anterior a este novo que chamam de Currículo Integrado.
    Muito bem, há bastante trabalho a se feito, ma, de repente, surge o Currículo Y, que muda tudo. Aumenta o número de matérias, diminui, como foi o meu caso com Proc.Trab. Mudam os pré-requisitos...Enfim, para quem já estava no Currículo anterior, uma migração, é uma grande trapalhada. Perde-se matéria, volta-se para trás...Acaba ficando mais que o necessário, sem o menor sentido. Ok!Para os novos alunos. Mas para quem está terminando o curso, não é nem legítimo. E não há nada falando sobre estas mudanças arbitrárias, em nenhum contrato. Nem uma simples cartinha, avisando que determinado Currículo será extinto. Muitas matérias são identicas, mas para quem só faltava uma e essa uma, foi liquidada...Deveria eu ter que mudar de Grade de Disciplina, e permanecer mais, no mínimo um ano e meio? É evidnte que não. Então sugeri que pudesse me matricular em "Proc.Trab" da nova grade. No mínimo eu iria estudar algo que já aprendera, qdo fiz "ProcTrab I", mais o que eu teria aprendido no II. A matéria equivaleria autenticamente. Então procurei o Coordenador do curso, no mesmo instante. Ele não sabia o que fazer ao certo, falou. falou, fez conta de créditos e acabou me matriculando em "Prática Jurídica Trab". Foi o que fiz. Terminei minha monografia. Minhas horas PAC, o estágio no Esc.Modelo da Ucam e para mim, Janeiro eu estaria formada. Porém, eu procurei pelo Coordenador, para oficializar por requerimento, a aprovação na tal mat. equivalente. No começo do período ele me garantiu que estava tudo certo, e que ao ser aprovada entrasse com o req. da matéria cursada na impossibilidade, de fazer a outra. No último dia 10 de Dezembro, suponho, fui procurá-lo. Depois de várias tentativas, e esperas...Eu o cerquei e disse que queria falar com ele sobre tal fato. Mas eu estava tranquila. Foi quando ele me disse que havia um problema. Eu não poderia me formar como o previsto. Mas deveria esperar até julho, para então concluir o curso. É claro que não aceitei. Não foi isso que ele me disse. Disse que estava tudo certo, para chegar no fim do ano letivo, a menos de um mês para minha Formatura, e dizer que terei que esperar mais seis meses. Não entendi, mas cobrei dele outra atitude. Ele colocou o requerimento em cima da mesa e disse que ia ver. E foi para uma reunião....E agora?Primeiro falarei com ele novamente. Se nada conseguir posso acionar a justiça?Impetrar um mandado de segurança para que eu me forme?Ou estou sem ter o que fazer.

    Mil desculpas pela enorme carta. Mas estou muito aflita. Passei muitos momentos dificílimos durante este curso, e agora estou pasma. Eles retiraram a matéria que seria a minha última, sem nenhuma explicação plausível. Sei muito bem que são estratégias para ganharem mais financeiramente. Mas o meu direito de cursar a Universidade até o fim, foi suprimido por eles mesmos.
    Por favor, me respondam assim que puderem.Pois se eu tivesse sabido isso antes...Mas eu só soube agora.E certamente, ele, nem falaria nada. E quando chegasse o dia da Formatura, o meu nome não estaria lá.
    Muito obrigada a vcs que tiveram a paciência de ler meu depoimento.
    Aguardo,ansiosamente por uma resposta,
    Muito obrigada,

    ADRIANA DUTRA - UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES IPANEMA.

    MEU TEL: 2274 6916
    97433345
  2. Adriana Dutra

    Adriana Dutra ESTUDANTE DE DIREITO.

    Mensagens:
    4
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Suponho que meu tema seja difícil. Do contrário não estaria neste Fórum.Mas, me surpreendi quanto ao fato de 18 pessoas, terem acessado, e nada respondido.Texto um tanto grande, também. Mas eu mesma já refleti sobre a questão. Se desejo fazer justiça , como pretendo. Jamais deixarei alguém, aflito, sem qq resposta.

    ADRIANA DUTRA
  3. Dr. Arleu

    Dr. Arleu Membro Pleno

    Mensagens:
    147
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Minha amiga, seu problema está um pouco complexo, entretanto, aconselho a futura colega a seguir os seguintes passos: requerer mediante protocolo na instuição se for possível sua inclusão como formanda neste semestre ou no seguinte(sem cursar mais nenhuma matéria). Se não for possível, requerer a instituição a grade de matérias cursadas e o reaproveitamento de matérias, incluíndo as inserções, e exclusões de materias desde o início do curso até a presente data. Veja que tal requerimento tem que ser feito mediante protocolo, pois você dependerá dele para instruir uma possível ação na justiça federal contra a instituição de ensino.
  4. MarceloA

    MarceloA Em análise

    Mensagens:
    21
    Estado:
    São Paulo
    sendo essa a unica matéria que faltava, e que foi eliminada, você não deveria ter direito ao seu diploma? pelo menos assim entendo. Você conversou com o cordenador do curso? Relacionando historicos escola e a grade atual de matérias, talvez consiga provar que ja fez tudo e assim começar de novo o curso e eliminar todos os semestres...