Incidente de unificação de jurisprudência é cabível em juizado especial cível?

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Mariana Mars, 28 de Junho de 2017.

  1. Mariana Mars

    Mariana Mars Membro Pleno

    Mensagens:
    4
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Senhores,

    Minha cliente comprou um carro que apresentou defeito no câmbio e na embreagem.

    Foram várias idas a concessionária para a troca de peças.

    Após notificação do PROCON SP, a Montadora enviou comunicado a todos os proprietários da marca avisando sobre a extensão do tempo de garantia em virtude do defeito existente no câmbio.

    Desgastada, minha cliente decidiu vender o carro e ajuizar ação de indenização por dano moral em face da montadora e da concessionária, mas preferiu que fosse proposta em Juízado Especial onde não haveria a necessidade do pagamento de custas.

    Foram juntados aos autos todas as ordens de serviços (mais de 15), e em pelo menos 3 ocorreu a troca de peças no sistema do câmbio e da embrenhagem; a cópia da resposta da montadora à notificação do PROCON SP confirmando o problema e afirmando que tomaria as medidas necessárias para solucionar e diversas matérias retiradas da internet sobre o problema do câmbio do veículo.

    Contudo, o Juiz acatou a preliminar de incompetência arguída pela montadora, sob a alegação de que era imprescindível a perícia técnica e não deferiu a gratuidade de justiça requerida.

    Foi interposto Recurso Inominado, requerendo a Turma Recusal a anulação da sentença terminativa e o julgamento a causa com análise do mérito diretamente pela Turma Recursal (art. 1013 do NCPC).

    A Turma manteve a sentença e, ainda, condenou a Autora ao pagamento de honorários de sucumbência.

    Minhas dúvidas:

    Existem julgados em JECs, para casos iguais ao da minha cliente, nos quais os Juizes e as Turmas não consideram necessária a perícia em razão da farta documentação juntada aos autos. Assim, pergunto se é possível, nos moldes dos Juízados Federais, o incidente de unificação de jurisprudência?

    Preciso encontrar uma saída para minimizar o prejuízo da Autora.

    Desde já agradecida pela ajuda

    Mariana
Tópicos Similares: Incidente unificação
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Incidente de unificação de jurisprudência é cabível em juizado especial cível? 27 de Abril de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Incidente de Uniformização de Jurisprudência. 10 de Dezembro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Como impetrar um Incidente de Uniformização? 27 de Novembro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor JEC: incidente de desconsideração - situação inusitada 24 de Agosto de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor JEC - proposta em incidente de desconsideração da personalidade jurídica 20 de Março de 2018