Inicial trabalhista para pedido de diferenças salárias e seus reflexos

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por CRISTIAN GOMES, 11 de Março de 2015.

  1. CRISTIAN GOMES

    CRISTIAN GOMES Membro Pleno

    Mensagens:
    307
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Olá amigos,

    Sou novato na área trabalhista e estou com um cliente para ingressar com RT em face da antiga empresa.

    Breve relato do caso:


    Ele foi admitido em 30/06/2008 e demitido em 23/03/13.

    Portanto tenho até dia 23 deste mês para ingressar com esta demanda e desta forma fugir da prescrição bienal, o cliente me procurou apenas ontem (10 de março).

    Pois bem, ele foi contratado por uma grande rede de loja de calçados da cidade para exercer primeiramente a função de assistente de vendas onde recebia um salário fixo na carteira de trabalho, posteriormente (2009) o seu contrato de trabalho foi aditado e ele passou para a função de vendedor e passou a receber comissões no importe de 5% sobre o valor liquido de vendas.

    Ele então, como ótimo vendedor, esteve sempre entre os três melhores da loja, chegando por 3 vezes a ficar em primeiro lugar em vendas dentre os mais de 20 vendedores.

    Acontece que a empresa pagava oque estava na carteira e recolhia todos os tributos sobre este valor, sendo que a maior parte era depositada diretamente em conta bancária aberta pela própria empresa, e sobre estes valores não era recolhido nada, nem FGTS, INSS nada.

    Por exemplo, ele recebia no holerite, 1.500,00 e sobre esta quantia era feito o recolhimento, mas recebia em depósito bancário aproximadamente 3.000,00 que não tinha nenhum recolhimento, portanto ele recebia mensalmente aproximadamente entre 4.000,00 e 5.000,00, mas seus recolhimentos eram em cima de 1.500,00.