INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Fernanda_Araujo, 07 de Abril de 2016.

  1. Fernanda_Araujo

    Fernanda_Araujo Membro Pleno

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Bahia
    Caros Colegas, sou recém formada, sem nenhuma prática advocacia, e infelizmente estou tendo que fazer o inventário extrajudicial do meu pai.

    Peço se possível, que me ajudem a sanar algumas duvidas.

    1) Meu pai trabalhava no campo, e antes de falecer contratou vários serviços de mão de obra para serem feitos na sua fazenda. O problema é que não temos acesso as contas bancarias. Como o inventario sera extrajudicial, gostaria de saber se o cartório pode me fornecer um alvará para ter acesso as contas dele???

    2) Sera necessário apresentar ao cartório os recibos de pagamento dos trabalhadores rurais?
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia doutora:

    Inicialmente, meus pêsames...

    Quanto ao questionamento, estou inclinado ao entendimento de que a expedição de “Alvará” caberia exclusivamente ao Juízo que poderia, inclusive, oficiar ao Banco Central, para informar em quais instituições bancárias o “de cujos” mantinha conta ou investimentos, e quais os respectivos saldos.

    Mas, melhor aguardar outras postagens, certamente mais elucidativas...
  3. rodrigopauli

    rodrigopauli Rodrigo S. Pauli

    Mensagens:
    504
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul