Inventário

Discussão em 'Fórum dos Neófitos' iniciado por Monica S. Sp, 26 de Agosto de 2011.

  1. Monica S. Sp

    Monica S. Sp Em análise

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Bom Dia, Colegas...

    Sou nova aqui no fórum...Estou com uma grande dúvida!

    Sou advogada, recém formada e nunca fiz um inventário...

    Bom, estou com uma causa destas e me surgiram algumas dúvidas:

    1º) O de cujus faleceu em 2008, deixando 5 herdeiros:

    a) cônjuge (viúva meeira)

    b) 3 filhos maiores

    c) um neto menor (ocorre que o filho do de cujus faleceu em 2005, não deixando nenhum bem- mas deixando um filho menor)

    Assim sendo, fiquei na dúvida se devo fazer primeiro o inventário negativo do filho que faleceu, ou se posso, primeiro fazer a inicial do inventário do de cujus e no curso deste processo fazer o inventário negativo? (já que o filho não deixou nenhum bem?)

    Se for possível fazer primeiro o inventário do de cujus ( sem a necessidade de fazer 1º o inventário negativo), quem devo relacionar como herdeiro o filho (falecido, explicando p/ o juiz q ele faleceu, não deixando bens, mas deixou um filho menor que o sucede da partilha) ou já coloco direto o neto (filho deste)???

    E como seria esta inicial de inventário judicial??Peço somente para o juiz nomear um inventariante??Alguém tem um modelo?

    2º) Outra dúvida que me surgiu é a seguinte:

    O de cujus deixou 5 bens imóveis (de valores diferentes)

    Cada herdeiro, inclusive a genitora do menor (que era companheira do filho falecido do de cujus, ou seja, não faz jus a herença) concordam em ficar com um bem, não havendo conflito, será que o juiz defere uma partilha onde cada herdeiro ficaria com um bem de um x valor, ou todos deverão ficar com a mesma quota, fazendo um condomínio necessário?

    Ps. o bem do menor, aceito por sua representante- a genitora, é inclusive de valor maior que a quota que ele faz jus, portanto ele não seria prejudicado, será que o Juiz e o MP, criariam óbice ???

    Bom colegas, como perceberam é um caso complexo e estou cheias de dúvias, aguardo resposta.

    Att.
Tópicos Similares: Inventário
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor PENHORA SOB IMÓVELSEM INVENTÁRIO - APENAS UM HERDEIRO. 16 de Janeiro de 2024
Direito de Família Acompanhar Andamento do Inventário 08 de Novembro de 2023
Direito de Família Inventário/partilha 22 de Junho de 2022
Direito de Família Últimas declarações inventário 25 de Abril de 2022
Direito de Família Dúvida sobre inventário extrajudicial 30 de Setembro de 2021