Inventário

Discussão em '"Causos" Jurídicos' iniciado por Silas_Advogado, 05 de Maio de 2016.

  1. Silas_Advogado

    Silas_Advogado Membro Pleno

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Prezados, sou advogado recém formado e costumo trabalhar apenas com questões bem simples (divórcios consensuais e danos materiais e morais em relações de consumo).

    Tenho pouca prática e nunca estagiei em razão de precisar trabalhar. Pretendo seguir na carreira pública, mas preciso "tocar" alguns processos para cumprir o requisito de tempo de prática jurídica. Para ajudar, me inscrevi no convênio OAB/Defensoria e recebi uma "bucha". Ao menos pra mim é, por isso preciso de ajuda. Sou novo aqui no fórum, mas percebi que tem uma galera muito atenciosa aqui e que sempre ajuda os necessitados, como é o meu caso.

    Enfim, o causo é o seguinte (de início deixo claro que minha base de sucessões é péssima):

    Trata-se de inventário em que o falecimento ocorreu em agosto/2015. O falecido deixou esposa (comunhão universal) e 3 filhos maiores.

    Há apenas um terreno a inventariar. Tal terreno não tem escritura, apenas um contrato de cessão e transferência de direitos sobre imóvel (registrado em cartório). O contrato está no nome do falecido e esposa (assistida) e no nome de mais um casal (marido falecido e esposa ainda viva - inventário não aberto).

    Pois bem. Como os herdeiros estão concordes pensei em trabalhar pelo rito do arrolamento, mas tenho dúvidas se a falta da escritura vai impossibilitar. Além disso, há dívidas de IPTU de 2013, 2014, 2015 e 2016.

    Outro problema (ao meu ver) é a certidão de óbito do falecido. Como mencionei, são 3 filhos. No entanto, um dos filhos declarou a "existência" de um 4º filho.

    Minhas dúvidas: