Juiz Consegue Em Um Mês E Meio De Trabalho Zerar O Número De Processos

Discussão em 'Notícias e Jurisprudências' iniciado por Fábio Jr, 26 de Agosto de 2013.

  1. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    O juiz da comarca de Arara, Anderley Ferreira Marques, é um dos mais jovem a ingressar na magistratura, da leva do ultimo concurso de sua categoria, realizado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. A diferença é que, agora, o magistrado conseguiu zerar o número de processos na comarca. Quando assumiu a comarca de Arara em 2012, encontrou a unidade judiciária com um acervo processual de cerca de 1.200 processos, na grande maioria, de natureza criminal.

    A marca de celeridade do Juiz Anderley Ferreira não se limitou à Arara. Na cidade de Picuí, onde a natureza criminal não é acentuada, o juiz conseguiu reduzir de 6 para 5 mil o número de processos, quando ele esteve acumulando a comarca no mês passado. “Em um único dia consegui proferir mais de 100 sentenças, durante a realização das chamadas Ações de Massa”, revelou o magistrado.

    Com muita determinação o juiz está mudando a realidade da Justiça, obtendo resultados até então inéditos, que é conseguir diminuir o número de processos e, por conseguinte, o trâmite processual na comarca de Arara. O ritmo do juiz tem feito com que o tempo de tramitação despenque cada vez mais, naquela unidade judiciária. “O grande mérito tem sido eliminar os atos inúteis ou desnecessários, para que o tempo de tramitação sofra redução”, ressaltou o juiz.

    Disposição e organização foram o que não faltaram ao juiz. “Passei a priorizar e agilizar, principalmente, aqueles processos mais rápidos , com por exemplo, os que envolvem despacho simples e os de um mesmo teor. Dessa forma, despachei em lote e, com isso, ganhamos tempo. A partir do momento que você antecipa, vai ter mais tempo para dispor naqueles processos que vai precisar de uma maior atenção e empenho”, recomenda.

    E foi isso que o juiz Anderley adotou como meta de trabalho, conseguindo após um mês e meio, zerar os processos da comarca. “Isso não quer dizer que despachei apenas 600, foi bem mais, porque a partir do momento que você despacha 40, vem mais 20”, explica o juiz.

    Além da celeridade, uma prática que vem sendo adotada pelo gestor da comarca de Arara tem sido a de valorizar o emprego da portaria dos atos ordenatórios, ação esta prevista no Código de Processo Civil e que está em pleno desenvolvimento na comarca que dirige.

    Para o juiz, não existem mágicas nem receitas milagrosas para você resolver a situação com relação a acumulação de processos. “É preciso incrementar boas ideias para conseguir um resultado produtivo. E cito, como exemplo, a identificação dos processos. A partir do momento que você tem a seu favor a facilitação visual do processo, se tem como agrupá-lo em cada fase, situação e estilo e, desse modo, trabalhar melhor”, ressaltou.

    Uma outra facilitação que vem ajudando e que foi ressaltado pelo juiz como importante para alcançar tal resultado tem sido a “valorização do espaço roteiro”, que segundo explicou, consiste e se desenvolve coma a participação de muitos atores: juizes,advogados, Ministério Público”, explicou.

    “Isso funciona como uma dança em que cada um tem o seu papel. Quando o juiz, diretor do processo, consegue enumerar cada fase e dar um despacho único, representa ganho de tempo”, afirmou.

    Anderley Ferreira contou que foi a experiência como advogado e defensor público que utilizou para fazer com que o processo tivesse a menor duração possível. Ele lembrou que, mesmo tratado-se de ações penais e previdenciárias, que requerem uma maior tempo, conseguiu proferir sentenças em oito até seis meses. “Isso representa um tempo importantíssimo para juizes, atores, e para o Poder Judiciário estadual”, enfatizou.

    Para magistrado, todos ganham com a adoção de ações que garantam celeridade processual; as partes interessadas e até mesmo os serventuários, que ele faz questão de dispensar mesmo antes do fim do expediente sob a seguinte alegação: “Trabalhando bem, não precisa trabalhar muito!”.

    Gecom - Clélia Toscano

    FONTE 
    Roberto César curtiu isso.
  2. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Sua Excelência Anderley Ferreira Marques é gente que faz! Parabéns pela gestão!

    Como seria bom termos outros Anderleys distribuídos pelo Brasil a fora...
  3. Historiador Carioca

    Historiador Carioca Membro Pleno

    Mensagens:
    570
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Quando vejo tais notícias, me arrepio todo ao pensar na qualidade destas decisões padronizadas !!!
  4. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Geralmente, o réu contumaz, como, p. ex, Telemar, Light e outras prestadoras de serviço público, costumam abocanhar grande fatia da estatística dos processos em trâmite. Conseguindo reuni-los e julgá-los em mutirão, já é uma mão na roda.

    Aqui no Rio, em um Juizado da Zona Norte, separaram 2 dias na semana para agendarem audiências das prestadoras de serviço público, apenas. Resultado: conseguiram diminuir drasticamente o número exorbitante de processos, mas se o sucessor não tiver o mesmo intento, tudo volta a ser como antes e o caos se instala.
    Fábio Jr curtiu isso.
  5. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    Acontece que Arara é uma cidade pequena, não deve ter 15 mil habitantes!!

    Não vejo mal algum em decisões padronizadas, seria o mesmo que fazer petições padronizadas, mudando, lógico, apenas alguns aspectos, pois, a petição já estaria 'praticamente' pronta.

    Vejo, também, que a experiência dele como advogado e defensor público deve ter ajudado bastante.
  6. Historiador Carioca

    Historiador Carioca Membro Pleno

    Mensagens:
    570
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Pois é, pois é !!!

    Seria melhor que, se nas causas a envolver estas Grandes Empresas perpetradoras do ilícito, se aumentasse umas 50 vezes, pelo menos, o valor das indenizações que logo logo a quantidade dos Processos Judiciais iria estar a diminuir !!! ... iria dali sair mais barato para tais Grandes Litigantes se não descumprirem a legislação em vigor !!! ... Só que, hoje em dia, o ilícito (ou, o crime, se viermos a nos utilizar da sua expressão mais popular) compensa e muito !!!

    Afora isto, esta situação acaba por ser algo bom para muitos dos envolvidos !!! ... As empresas maximizam os seus lucros !!! ... A administração pública - o Poder Judiciário, no caso - se agiganta com mais juízes e com mais servidores a se traduzir em cada vez mais empregos para a classe média com bons salários sem tanta exigência com o trabalho e com a produtividade !!! ... E nem vim afirmar que não trabalham e sim que, se fosse na Iniciativa Privada, os salários iriam ser bem menores para a mesma protuvidade apresentada, única e tão somente !!!

    Afinal, uma distorção do Brasil é que os funcionalismo público ganha mais do que na iniciativa privada !!! ... Quando, no resto do mundo, a regra se perfaz na pessoa trocar a incerteza da iniciativa privada e dos seus salários mais elevados pela estabilidade do serviço público com os seus salários mais baixos !!!

    Uma constatação disto é que o nosso Brasil nada mais é do que o país onde se cria uma dificuldade para estar a se vender facilidade e isto desde a lógica da época colonial !!!

    Enfim, é isto !!!
    Fábio Jr curtiu isso.
Tópicos Similares: Juiz Consegue
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Oab-Es Consegue Suspender Promoção De Juiz Do Trt Capixaba 01 de Abril de 2010
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Sindico de Condomínio peticionar no juizado especial 26 de Janeiro de 2024
Direito de Família Juiz autoriza quitação de transação tributária com valores penhorados 25 de Dezembro de 2023
Direito Penal e Processo Penal Juizados Especiais Criminais - transação penal e composição civil dos danos 30 de Março de 2023
Notícias e Jurisprudências Atraso na entrega de documentação de veículo arrematado em leilão acarreta indenização, diz juiz 07 de Março de 2023