Juízes Estaduais voltam a questionar teto salarial

Discussão em 'Modelos de Petições' iniciado por Fernando Zimmermann, 07 de Fevereiro de 2008.

  1. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    - Enviado pelo usuário Dr. Eisenhower -

    Segue em anexo a Ação Direta de Inconstitucionalidade da Anamages junto ao Supremo Tribunal Federal questionando o art. 1º da Emenda Constitucional 41/2003.

    Dr. Eisenhower

    Juízes estaduais voltam a questionar teto remuneratório
    A Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra o teto remuneratório do funcionalismo. A associação alega que fixar salários diferentes para juízes estaduais e federais fere o princípio da isonomia previsto no artigo 5º da Constituição Federal.

    A ação questiona a Emenda Constitucional 41/03 e as Resoluções do Conselho Nacional de Justiça 13/06 e 14/06. A EC 41/03 alterou o inciso XI do artigo 37 da Constituição, determinando que os subsídios dos desembargadores estaduais, que são o teto da remuneração no Poder Judiciário no Estado, não podem ultrapassar 90,25% dos vencimentos dos ministros do STF. Para a associação, a norma questionada criou tratamento diferenciado no âmbito da magistratura, já que a magistratura federal — juízes da Justiça Federal, Militar e do Trabalho — não está sujeita a qualquer subteto.

    Segundo a ADI, a Constituição prevê que todos os magistrados brasileiros se submetem a um mesmo estatuto, a Lei Orgânica da Magistratura (LC 35/79), “no qual não se encontram discriminações de tratamento”. Para a Anamages, o constituinte originário não tinha interesse em fazer qualquer diferenciação entre as subdivisões e níveis da Justiça. O artigo 92 da Constituição, ao se referir a “órgãos do Poder Judiciário”, deixa clara indicação de que “todos os membros desse poder limitam-se à expressão de um poder soberano, único e indivisível”, frisa a associação.

    Em 28 de fevereiro de 2007, o Plenário do Supremo já concedeu liminar para a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) na Ação Direta de Inconstitucionalidade 3.854, com pedido idêntico ao da Anamages. Os ministros reconheceram que o inciso XI do artigo 37, com a redação dada pela EC 41/03, desrespeita o princípio constitucional da isonomia. Na ocasião, o Supremo suspendeu a eficácia do chamado subteto, bem como os dispositivos das resoluções do CNJ e aplicou o teto da magistratura federal.

    A Anamages revela ter conhecimento dessa outra ação, mas justifica seu interesse em conseguir nova liminar para reforçar a manutenção da suspensão dos dispositivos questionados. Assim, mesmo que haja a extinção do processo proposto pela AMB, ou a cassação da liminar já concedida pelo Plenário do Supremo, as normas permaneceriam suspensas.

    ADI 4.014

    Revista Consultor Jurídico, 7 de fevereiro de 2008

    Arquivos Anexados:

Tópicos Similares: Juízes Estaduais
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor ENUNCIADOS DO FONAJE E AS INTERPRETAÇÕES DOS JUIZES 11 de Julho de 2017
Notícias e Jurisprudências Juízes E Procuradores Do Trabalho São Contra Proposta Sobre Terceirização. 25 de Setembro de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Responsabilidade Solidária Entre Juízes 16 de Abril de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Conflito De Competencia De Juizes 30 de Outubro de 2012
Notícias e Jurisprudências Em Férias, Juízes Tiveram Escolta Policial Para Passear De Moto 29 de Julho de 2011