Juros De Mora - Limitação Legal

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Ribeiro Júnior, 05 de Outubro de 2009.

  1. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Caros colegas,


    Os juros moratórios devem estar limitados à taxa SELIC ou a 1% a.m., conforme preceitua o CTN? Como está o comportamento jurisprudencial?


    Grato pela atenção,

    Ribeiro Júnior
  2. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    SELIC, sem dúvidas.


  3. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Meu amigo, depende.

    De regra, os juros de mora, quando não convencionados são fixados em 1% ao mês (art. 406 do CC).

    Se você for pessoa física, ou pessoa jurídica que não seja instituição financeira, pode fixá-los em até 2% ao mês (art. 1º Lei de Usura).

    Se você for instituição financeira, então levante as mãos aos céus, porque simplesmente não há limite. O art. 4º, inciso IX da Lei n.º 4594/64 diz que compete ao Conselho Monetário Nacional "limitar, sempre que necessário, as taxas de juros, descontos comissões e qualquer outra forma de remuneração de operações e serviços bancários ou financeiros, inclusive os prestados pelo Banco Central da República do Brasil", mas infelizmente, ao que parece, tal prerrogativa nunca foi utilizada.

    Abraços,
  4. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Suponho que nosso amigo Ribeiro Júnior esteja se referindo aos juros legais, o que nos remete ao art. 406, do Código Civil:

    Art. 406. Quando os juros moratórios não forem convencionados, ou o forem sem taxa estipulada, ou quando provierem de determinação da lei, serão fixados segundo a taxa que estiver em vigor para a mora do pagamento de impostos devidos à Fazenda Nacional.

    Temos, então, três situações que ensejam a aplicação da norma, quais sejam, juros não convencionados, convencionados sem taxa definida ou devidos por força de lei. As normas que citou (com exceção do art. 406, do CC) tratam dos limites à estipulação dos juros, não da definição da taxa, em si.

    O artigo 406 do Código Civil determina a utilização da taxa em vigor para a mora dos tributos federais. O art. 161, § 1º, do CTN, reza que "se a lei não dispuser de diverso, os juros de mora são calculados à taxa de um por cento ao mês". Entretanto, a Lei .9.250/95 determinou a utilização da taxa do SELIC, o que afasta a incidência do CTN, por ser subsidiária.

    Ressalto que a SELIC é composta de correção monetária e juros de mora, de modo que é indevida a cumulação de ambos.

    TRIBUTÁRIO E PROCESSUAL CIVIL – ENCARGO DE 20% – TAXA SELIC – ACÓRDÃO RECORRIDO EM CONSONÂNCIA COM JURISPRUDÊNCIA DO STJ – SÚMULA 83 DESTA CORTE.
    1. A jurisprudência do STJ pacificou o entendimento segundo o qual o encargo de 20%, estabelecido no artigo 1º do Decreto-Lei n.1.025/69, é sempre devido nas Execuções Fiscais propostas pela União, não podendo ser cumulado com a verba honorária que seria fixada na Execução ou nos embargos do devedor, tendo em vista que aquele encargo abrange, não só as despesas administrativas, como também os honorários advocatícios.
    2. A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça, na assentada de 2.5.2005, entendeu que, "na restituição de tributos, seja por repetição em pecúnia, seja por compensação, (a) são devidos juros de mora a partir do trânsito em julgado, nos termos do art. 167, parágrafo único, do CTN e da Súmula 188/STJ, sendo que (b) os juros de 1% ao mês incidem sobre os valores reconhecidos em sentenças cujo trânsito em julgado ocorreu em data anterior a 1º.01.1996, porque, a partir de então, passou a ser aplicável apenas a taxa SELIC, instituída pela Lei 9.250/95, desde cada recolhimento indevido." (EREsp 463167/SP, Rel. Min. Teori Zavascki). Agravo regimental improvido.
    (AgRg no Ag 1132924/SP, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, SEGUNDA TURMA, julgado em 01/09/2009, DJe 22/09/2009)


    PROCESSUAL CIVIL – EMBARGOS DE DECLARAÇÃO – PRECATÓRIO COMPLEMENTAR – APLICAÇÃO DA TAXA SELIC – OFENSA À COISA JULGADA – INOCORRÊNCIA.
    1. Embora a sentença exeqüenda tenha determinado a aplicação de juros moratórios de 1% (um por cento) ao ano, nos termos do CTN, no precatório complementar incide a taxa SELIC a partir de 01/01/96 em atenção ao comando da sentença que garantiu a correção integral dos valores a serem repetidos.
    2. Como a taxa SELIC engloba juros e correção monetária, deve ela ser aplicada com exclusividade, sem cumulação com qualquer outro índice de atualização ou com os juros moratórios em separado (no caso, 1% ao mês).
    3. Inexistência de violação à coisa julgada.
    4. Embargos de declaração acolhidos, sem efeitos modificativos.
    (EDcl no REsp 443.237/RS, Rel. Ministra ELIANA CALMON, PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 11/10/2006, DJ 06/11/2006 p. 294)


    AGRAVOS REGIMENTAIS. ENCARGOS SUCUMBENCIAIS. RESPONSABILIDADE. JUROS DE MORA. TERMO A QUO. APLICAÇÃO DA TAXA SELIC. LEI Nº 9.250/95. CORREÇÃO MONETÁRIA DO PIS. INCIDÊNCIA.
    1. A correção monetária do PIS só acontece a partir do fato gerador.
    Precedentes do STJ.
    2. Os juros de mora serão aplicados no percentual de 1% (um por cento) ao mês, a partir do trânsito em julgado, nos termos do art. 161 c/c art. 167, parágrafo único, do CTN, até o advento da Lei nº 9.250/95, a partir de quando tem lugar a aplicação somente da Taxa Selic.
    3. Fixação dos honorários advocatícios em 10% (dez por cento) sobre o valor da condenação, corrigido, arcando apenas a União, in casu, com as verbas de sucumbência.
    (AgRg no REsp 427.315/SP, Rel. Ministro HUMBERTO GOMES DE BARROS, PRIMEIRA TURMA, julgado em 04/11/2003, DJ 24/11/2003 p. 218)


  5. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Prezados colegas,

    Encontrei diversos julgados. Realmente não há paz jurisprudencial. Em pesquisa, encontrei também o Enunciado n.º 20 da Jornada de Direito Civil, de setembro de 2002, tendo como responsável o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal. Nesta Jornada chegou-se à seguinte conclusão:

    "A taxa de juros moratórios a que se refere o art. 406 (do Código Civil) é a do art. 161, § 1º, do Código Tributário Nacional, ou seja, 1% (um por cento) ao mês."

    Muito se fala no sentido de que a SELIC não pode servir de juros moratórios, mas apenas de compensatórios, pois tem natureza dúplice: tanto de taxa de juros, quanto de índice de atualização monetária.

    Bem, persiste minha dúvida!


    Att.,

    Ribeiro Júnior
  6. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    No site da Fazenda Federal pode-se observar que há acumulação dos juros moratórios/SELIC: http://www.receita.fazenda.gov.br/pagamentos/jrselic.htm

    Não seria hipótese de anatocismo?


    Att.,

    Ribeiro Júnior
  7. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Especificamente quanto a isto, na prática prevalece o percentual fixo de 1% ao mês.

    Abraços,
  8. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Fernando,

    Concordo que a jurisprudência inclina-se neste sentido. Mas vc não vislumbra que o cálculo como procedido pela Fazenda Federal, no site que colacionei há pouco, induz ao anatocismo?


    Forte abraço.
  9. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    O que importa, no caso, é o pronunciamento do STJ, uma vez que uniformiza a interpretação da legislação federal. E o entendimento nas Seções é pacífico.

  10. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia

    Amigo,

    Vc conseguiu encontrar algum Repetitivo julgado, e ainda em voga, neste sentido?
  11. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Falei da jurisprudência das Seções do STJ, mas encontrei aqui um julgado recente da Corte Especial:

    CIVIL. JUROS MORATÓRIOS. TAXA LEGAL. CÓDIGO CIVIL, ART. 406. APLICAÇÃO DA TAXA SELIC.
    1. Segundo dispõe o art. 406 do Código Civil, "Quando os juros moratórios não forem convencionados, ou o forem sem taxa estipulada, ou quando provierem de determinação da lei, serão fixados segundo a taxa que estiver em vigor para a mora do pagamento de impostos devidos à Fazenda Nacional".
    2. Assim, atualmente, a taxa dos juros moratórios a que se refere o referido dispositivo é a taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e Custódia - SELIC, por ser ela a que incide como juros moratórios dos tributos federais (arts. 13 da Lei 9.065/95, 84 da Lei 8.981/95, 39, § 4º, da Lei 9.250/95, 61, § 3º, da Lei 9.430/96 e 30 da Lei 10.522/02).
    3. Embargos de divergência a que se dá provimento.
    (EREsp 727.842/SP, Rel. Ministro TEORI ALBINO ZAVASCKI, CORTE ESPECIAL, julgado em 08/09/2008, DJe 20/11/2008)
  12. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Perfeito, amigo De Farias.

    Mas vou indagar a vc também: observando a forma de cálculo da Fazenda Federal ( http://www.receita.fazenda.gov.br/pagamentos/jrselic.htm ), vc não entende haver anatocismo na forma em que é induzida a cobrança dos juros? Inclusive, pois geralmente é capitalizada pro rata die.
  13. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Não consegui captar sua dúvida.

  14. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Ao passo que acumula-se a taxa de juros (SELIC) mês a mês, não há incidência de juros sobre juros? Haja vista que estes devem ser calculados de forma simples, em cima do valor da dívida, e não do montante.
  15. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Os tributos federais sofrem incidência simples da SELIC. Incide mensalmente sobre o valor principal do tributo devido. Logo, não há falar em anatocismo.


  16. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Aquela tabela acumulada nada mais é do que a soma das taxas. Se após o primeiro mês do vencimento você paga 1% de juros, se deixar para pagar no mês seguinte, pagará a taxa de 1% somada da taxa do mês seguinte, e assim por diante.

  17. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Mas a taxa SELIC é "acumulada", para cobrança sobre os tributos e contribuições federais, relativos a fatos geradores ocorridos a partir de 01/01/95, os juros de mora deverão ser cobrados, conforme pode-se ler no próprio site da Fazenda.

  18. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Agradeço muito sua contribuição, amigo De Farias! Bem, entendo que este "acumulado" só deverá ser cobrado na hipótese de nenhum outro valor já ter sido acrescido na dívida em decorrência da mora, caso contrário há anatocismo. Creio que estamos falando a mesma coisa, exato?


    Forte abraço.
  19. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Veja bem. Suponhamos um tributo que vença em 15/10/09. Se eu pagar no mês de outubro, não pagarei juros. Se pagar em novembro, pagarei 1% de juros, calculados sobre o principal. Caso decida pagar em dezembro, pagarei juros equivalentes à taxa de 1% somada à SELIC de Novembro, e assim por diante. Cada mês de atraso, você paga a taxa do mês respectivo, calculados sobre o principal. O anatocismo é o cálculo de juros sobre juros, ou seja, os juros se somam ao principal para cálculo de novos juros, o que não ocorre.


  20. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Mas a minha preocupação é com os contratos em que a incidência dos juros é feita pro rata die. Assim, o cálculo ficaria "errado". E muito!
Tópicos Similares: Juros Mora
Forum Título Dia
Direito de Família Juros de mora e correção monetária (alimentos) 19 de Agosto de 2018
Direito Tributário Incidência Ou Não De Irrf Sobre Juros De Mora Pagos Em Ação Trabalhista 27 de Novembro de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Contagem Inicial Dos Juros De Mora Em Ação Monitória 07 de Setembro de 2012
Direito Previdenciário Correção Monetária E Juros De Mora 17 de Agosto de 2010
Artigos Jurídicos Juros Moratórios É 0,33% Ou 0,033% Ao Dia? 08 de Junho de 2010