Lei 15.499/2011 – Lei Da Licença De Funcionamento

Discussão em 'Artigos Jurídicos' iniciado por bentojr, 28 de Março de 2012.

  1. bentojr

    bentojr Membro Pleno

    Mensagens:
    66
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Recentemente fora publicada a tão falada Lei de Licença de Funcionamento para estabelecimentos comerciais, cuja situação das edificações estejam irregulares.

    A referida lei prevê a possibilidade de se obter temporariamente o auto de licença de funcionamento eletrônico, de modo que consiga regular a situação de irregularidade do imóvel e então obter o autor de licença definitivo.

    Nesse compasso, importante esclarecer, que para tal concessão é necessário cumprir requisitos essenciais constantes do art. 2º e seus incisos que resumidamente são:

    I – a atividade exercida seja permitida na zona de uso e categoria;
    II – área total de R$ 1.500 m2;
    III – atestado de cumprimento das normas legais, como vagas de estacionamento e acessibilidade.

    Cumpridas as primeiras exigências, será emitido um Auto de Licença e Funcionamento Condicionado que significa prazo de 2 (dois) anos prorrogáveis por mais 2 (dois) anos, de modo que o estabelecimento comercial possa cumprir as exigências e regularizar o imóvel em situação irregular.

    Importante destacar que a regularização do imóvel não depende muitas vezes de procedimentos juntos à prefeitura, mas sim de uma Lei de Anistia para regularização de imóveis, dada a situação física-legal.

    Tem-se que inúmeros e inúmeros são os imóveis irregulares em São Paulo, isso porque na construção ou na reforma não adequaram o seu projeto às exigências legais ou ainda não submeteram o projeto à ratificação da prefeitura e por isso as construções tornaram-se irregulares.

    Assim, importante esclarecer que a concessão do alvará de funcionamento, muitas vezes estará atrelada a problemas administrativos e jurídicos, que poderão ser solucionados com uma anistia e ainda com auxilio dos profissionais competentes das áreas de engenharia e jurídica, de modo que não se perca a oportunidade de alcançar o tão almejado Alvará de Licença e Funcionamento.

    Bento Jr Advogados
    bentojr@bentojradvogados.com.br
Tópicos Similares: Lei 15499/2011
Forum Título Dia
Direito Penal e Processo Penal Antigo proprietário altera estrutura de imóvel vendido em leilão 16 de Dezembro de 2023
Notícias e Jurisprudências Queda de produtos da prateleira em cima de consumidora gera danos morais 25 de Abril de 2023
Notícias e Jurisprudências Lei do Superendividamento: banco é condenado a indenizar cliente que contratou cartão de crédito con 27 de Março de 2023
Notícias e Jurisprudências Atraso na entrega de documentação de veículo arrematado em leilão acarreta indenização, diz juiz 07 de Março de 2023
Notícias e Jurisprudências Lei dispõe sobre a impenhorabilidade de bens de hospitais filantrópicos e Santas Casas de Misericórd 11 de Maio de 2022