Lei Do Photoshop Gera Polêmica Na Área De Publicidade

Discussão em 'Notícias e Jurisprudências' iniciado por OctavioCesar, 05 de Abril de 2010.

  1. OctavioCesar

    OctavioCesar Membro Pleno

    Mensagens:
    69
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    O Projeto de Lei 6853/10, que torna obrigatória a informação sobre a manipulação de imagens, está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo a “Lei do Photoshop”, imagens digitalmente modificadas deverão vir com a mensagem "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada".

    Carlos Costa, diretor de criação da WEBTraffic - empresa especializada em marketing on-line e uma das líderes de mercado no segmento de SEM (Search Engine Marketing) - questiona a importância de uma lei como esta. “A publicidade já possui vários avisos obrigatórios como ‘imagem ilustrativa’, por exemplo. Acho perda de tempo votar um projeto como este”, opina.

    Costa explica que o tratamento das imagens é essencial em qualquer agência de publicidade. Na WEBTraffic, o programa é utilizado para construção de sites. “Eventualmente tratamos o fundo e clareamos as imagens, mas nunca alteramos pessoas”.

    Na opinião do profissional, o público percebe quando uma imagem foi alterada. “Será que o que as pessoas querem ver é uma fotografia sem tratamento? Elas buscam a imagem do ideal, do perfeito”, questiona.

    Fonte: Convergência Digital
  2. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Para mim, condenar o uso do Adobe Photoshop é como proibir o uso de maquilagem. Seu uso deve ser proibido apenas quando induzir em erro o consumidor, dentro da relação de consumo. Exempli gratia, este programa pode deixar uma paisagem mais bonita, que serve como pano de fundo para a publicidade de um veículo, mas não quando o alvo da publicidade seja um hotel-fazenda.


    Cordialmente,
Tópicos Similares: Lei Photoshop
Forum Título Dia
Direito Penal e Processo Penal Antigo proprietário altera estrutura de imóvel vendido em leilão 16 de Dezembro de 2023
Notícias e Jurisprudências Queda de produtos da prateleira em cima de consumidora gera danos morais 25 de Abril de 2023
Notícias e Jurisprudências Lei do Superendividamento: banco é condenado a indenizar cliente que contratou cartão de crédito con 27 de Março de 2023
Notícias e Jurisprudências Atraso na entrega de documentação de veículo arrematado em leilão acarreta indenização, diz juiz 07 de Março de 2023
Notícias e Jurisprudências Lei dispõe sobre a impenhorabilidade de bens de hospitais filantrópicos e Santas Casas de Misericórd 11 de Maio de 2022