Leitura Assaz Interessante

Discussão em 'Artigos Jurídicos' iniciado por Mario Emerenciano, 30 de Março de 2005.

  1. Mario Emerenciano

    Mario Emerenciano Advogado - Moderador

    Mensagens:
    280
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Uma leitura assaz interessante



    Caros leitores:

    Neste feriado de Páscoa, tive a oportunidade de ler uma obra assaz interessante, escrita há 20 anos, assim chamada: “Caso MFM/SULBRASILEIRO – Ascensão e queda dos coronéis”. Acredito que este livro esteja com as edições esgotadas e somente seja possível adquirir um exemplar em sebos.

    Resumindo, o autor, o brilhante jornalista Delmar Marques, relata os fatos e personagens envolvidos naquela que se pode chamar de maior bancarrota já sofrida por uma instituição financeira gaúcha, um verdadeiro escândalo ocorrido nos estertores do regime militar cujos reflexos se fazem sentir até os dias de hoje.

    Causou-me espécie constatar que os envolvidos no caso, muito deles pessoas influentes até os dias de hoje, alguns conhecidos nacionalmente, pouco pagaram pela má administração e destinação do dinheiro alheio. Em compensação, milhares de correntistas, que confiavam na solidez das instituições envolvidas, jamais recuperaram o que perderam.

    Este tipo de leitura é bastante interessante na medida que, por meio dela, confirmamos como este é um país de contrariedades: aos amigos do poder, as benesses da lei; aos cidadãos comuns, as durezas da lei.

    Em adição, também nos faz refletir a respeito do seguinte, já calcados em fatos mais recentes: os balanços de alguns dos mais importantes bancos de varejo do mercado apresentaram lucro recorde no último ano porém, quando algum deles entra em dificuldades, é o conjunto da sociedade que paga a conta com PROER. O Banco Santos está aí para ilustrar o exemplo. Desta constatação, quedam perguntas: Até quando suportaremos isso calados? Quando veremos a punição rigorosa de pessoas envolvidas em crimes econômicos? Quando deixaremos de ter nossas economias solapadas por juros e impostos em excesso sem a contrapartida devida?

    Por óbvio, a resposta não é fácil mas devemos ficar atentos e não deixar que se percam nas areias do tempo os erros do passado, justamente para que não se repitam no futuro.

    Por fim e por óbvio, recomendo a todos a leitura deste livro como importante relato histórico de uma página negra da vida econômica do Rio Grande do Sul e, quiçá, do Brasil. Ademais, se algum jornalista interessado estiver lendo, trata-se de uma boa sugestão de matéria, principalmente para lembrar estes acontecimentos ao bravo povo brasileiro e ver onde estão e como vivem seus causadores.

    Um forte abraço a todos!

    José Serpa Jr.
    Advogado
    e-mail: jserpajr@yahoo.com.br
Tópicos Similares: Leitura Assaz
Forum Título Dia
Direito Constitucional Sugestões De Leitura Para O Estudo Do Direito Constitucional 15 de Maio de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Indicação De Leitura 03 de Abril de 2012