Mandado De Injunção

Discussão em 'Direito Constitucional' iniciado por Cabral123, 01 de Abril de 2010.

  1. Cabral123

    Cabral123 Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraíba
    Sou ainda estudante. Interessei-me pelo mandado de injunção, de tal sorte que escolhi o instituto como tema para elaborar um projeto de ensino e tornar-me monitor. A questão é que a obra que consegui na biblioteca da faculdade já é bastante antiga ["Mandado de Injunção (Da inconstitucionalidade por omissão)", de Francisco Antonio de oliveira] e a pesquisa na internet não me ajudou a entender quais daquelas questões já foram resolvidas. Fico com medo de que eu esteja colocando no projeto questões que já estejam ultrapassadas. Gostaria de saber se o procedimento utilizado para o mandado de injunção ainda é o mesmo, por raciocínio analógico, do mandado de segurança, conforme decidido por posicionamento de STF no MI 107-3 - ou se já se estabeleceram diferenças, ainda que não haja norma reguladora de procedimento próprio. Isso é importante para mim, porque penso na possibilidade de me aprofundar nos problemas trazidos por esssa questão, especificamente. Quais são as polêmicas mais atuais acerca do instituto? Ainda é aquela mesma história de ter ou não eficácia mandamental? Desde já agradecido
  2. Stealt

    Stealt Em análise

    Mensagens:
    35
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraná
    Cabral, o assunto é muito pertinente. O único "problema" é que seus questionamentos dão -praticamente- oportunidade para uma tese de dissertação.


    Não existe uma lei definindo o procedimento do Mandado de Injunção, como você mesmo disse.
    É o rito do MS com o CPC (art. 24, § único da Lei 8.038/90). Aplicação de um ou de outro vai depender da necessidade ou não de dilação probatória.


    Para estudar mandando de injunção você precisa comprar um livro específico sobre o assunto, recente.


    Sobre os efeitos do MI, vale estudar profundamente os MI sobre o direito de greve dos servidores, julgado pelo STF em 2007.
    Foi o julgamento histórico, em que se deu efeito ativo (não necessariamente mandamental) quanto a aplicação da lei de greve aos servidores públicos. São os MI 670, 708, 712. http://www.stf.jus.br/arquivo/informativo/documento/informativo485.htm#Mandado de Injunção e Direito de Greve - 7


    Procure ler os votos. Lá tem muita coisa que você pode aproveitar.


    Em suma: sua fonte será livros e o portal do STF. Observe que no site do STF você pode consultar textos, doutrina, etc. Talvez você ache algo lá!
  3. Cabral123

    Cabral123 Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraíba
    Gustavo_Rocha É de fato assunto muito amplo. Pretendo dar uma abordagem geral do tema no projeto de ensino e depois seguir as orientações do professor para guiar a monitoria, se der certo. O interesse pelo tema pode virar um artigo, se eu me interessar por uma especificidade no assunto, como já insinuei no primeiro post, ou quem sabe eu já comece a ensaiar o que pode virar minha monografia. Fico muito agradecido pela ajuda! Já tinha ouvido falar da decisão que você mencionou, mas ainda estava atrelado a uma decisão anterior, que ditava diretrizes iniciais. O material doutrinário que leio está de fato desatualizado: procurarei indicações com outro professor, que já me avisou sobre uma obra que me pode ser útil. A leitura das decisões que você mencionou será muito enriquecedora! Obrigado
    Stealt curtiu isso.
Tópicos Similares: Mandado Injunção
Forum Título Dia
Direito Constitucional Mandado De Injunção Para Restabelecer Igualdade Em Lei 16 de Janeiro de 2014
Notícias e Jurisprudências Regras Da Lei De Aviso Prévio São Aplicadas A Mandados De Injunção Em Tramitação No Stf 08 de Fevereiro de 2013
Modelos de Petições Mandado de Injunção contra Ato Omissivo com Pedido 07 de Janeiro de 2008
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Execução Fiscal e Mandado de Segurança - Falecimento da parte no curso da ação. 10 de Novembro de 2020
Direito Tributário Execução Fiscal e Mandado de Segurança - falecimento da parte 10 de Novembro de 2020