Mandado De Injunção

Discussão em 'Direito Constitucional' iniciado por Cabral123, 01 de Abril de 2010.

  1. Cabral123

    Cabral123 Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraíba
    Sou ainda estudante. Interessei-me pelo mandado de injunção, de tal sorte que escolhi o instituto como tema para elaborar um projeto de ensino e tornar-me monitor. A questão é que a obra que consegui na biblioteca da faculdade já é bastante antiga ["Mandado de Injunção (Da inconstitucionalidade por omissão)", de Francisco Antonio de oliveira] e a pesquisa na internet não me ajudou a entender quais daquelas questões já foram resolvidas. Fico com medo de que eu esteja colocando no projeto questões que já estejam ultrapassadas. Gostaria de saber se o procedimento utilizado para o mandado de injunção ainda é o mesmo, por raciocínio analógico, do mandado de segurança, conforme decidido por posicionamento de STF no MI 107-3 - ou se já se estabeleceram diferenças, ainda que não haja norma reguladora de procedimento próprio. Isso é importante para mim, porque penso na possibilidade de me aprofundar nos problemas trazidos por esssa questão, especificamente. Quais são as polêmicas mais atuais acerca do instituto? Ainda é aquela mesma história de ter ou não eficácia mandamental? Desde já agradecido
  2. Stealt

    Stealt Em análise

    Mensagens:
    35
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraná
    Cabral, o assunto é muito pertinente. O único "problema" é que seus questionamentos dão -praticamente- oportunidade para uma tese de dissertação.


    Não existe uma lei definindo o procedimento do Mandado de Injunção, como você mesmo disse.
    É o rito do MS com o CPC (art. 24, § único da Lei 8.038/90). Aplicação de um ou de outro vai depender da necessidade ou não de dilação probatória.


    Para estudar mandando de injunção você precisa comprar um livro específico sobre o assunto, recente.