Monitoramento De Mensagens Eletrônicas - E-mail

Discussão em 'Direito Penal e Processo Penal' iniciado por celj, 11 de Dezembro de 2008.

  1. celj

    celj Em análise

    Mensagens:
    1
    Estado:
    Mato Grosso do Sul
    Caros companheiros de fórum, estou passando por uma situação difícil onde trabalho. Sou responsável pela segurança da informação na repartição pública onde trabalho (pode ser civil ou militar, ok?).
    Acontece que descobri que um superior instalou em um computador de sua responsabilidade quantro programas espiões, dois dos quais, muito "nocivos". Um capturava tudo que era digitado no teclado e fazia imagens da área de trabalho; o outro atacava a rede e copiava os dados dos usuários. Inclua-se nesses dados os endereços de internet, usuários e senhas.

    Descobri tudo e informei por escrito ao meu chefe, em dois documentos distintos de mais de 30 páginas, com as provas(imagens e Cds com os logs dos programas).

    Acabei descobrindo uma imagem da minha caixa postal registrada pelo software no dia em que acessei a máquina e descobri o primeiro programa espião, o que gerou um terceiro documento protocolado informando que minha caixa postal pessoal havia sido violada.

    Bem, o caso é que subiu para o chefe do meu chefe etc. Pelo que vejo, tudo vai cair no esquecimento e eles vão abafar o caso para não punir o criminoso(pelo menos eu o vejo dessa forma). Meu chefe já me chamou no canto e disse que não devo comentar nada com ninguém.

    Pergunto qual a melhor forma de proceder, pois sei que se tocar para frente irei sofrer muito, mas me dói demais ver um crimonoso escapar ileso. Ele foi transferido para outra cidade, mas continua vinculado, e quando se despediu ainda agradeceu "a faca nas costas".

    O que vocês me aconselham? Somente uma imagem de parte de uma mensagem minha registrada pelo software já é suficiente para mover uma ação por danos morais? Devo representar junto ao MP?

    Outra coisa que está me deixando doido é que tem outros usuários que podem estar sendo lesados e não têm, sequer, ciência disso.

    Desde já agradeço qualquer orientação pois, apesar de apaixonado por direito, sou apenas um leigo que estuda para concursos.

    []'s
Tópicos Similares: Monitoramento Mensagens
Forum Título Dia
Artigos Jurídicos Considerações Sobre O Monitoramento Eletrônico De Presos. 16 de Janeiro de 2011
Regras Como Excluir Mensagens E Tópicos? 26 de Maio de 2011
Regras Novas Regras - Como Postar Mensagens - Usuários "em Análise" 14 de Março de 2009
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Divulgação De Mensagens E Logos Em Sites Internet 04 de Fevereiro de 2009
Arquivos antigos mensagens internet 07 de Dezembro de 2004