Município não pode fechar escola sem obedecer Lei de Diretrizes e Bases

Discussão em 'Notícias e Jurisprudências' iniciado por Thales de Menezes, 21 de Julho de 2016.

  1. Thales de Menezes

    Thales de Menezes Membro Pleno

    Mensagens:
    187
    Estado:
    Goiás
    A 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve decisão singular, proferida na comarca de Minaçu, que vetou o fechamento da Escola Pública Rural Municipal Beira Rio. O relator do voto, juiz substituto em segundo grau Wilson Safatle Faiad, destacou que o município não obedeceu a Lei das Diretrizes e Bases, que prevê consulta ao órgão normativo do sistema de ensino, análise do impacto e manifestação da comunidade escolar, antes de encerrar as atividades da instituição.

    O fechamento foi proposto pela prefeitura de Minaçu, por meio da Portaria nº 003/2015, que determinava, ainda, a transferência dos 49 alunos a outras unidades de ensino da região, sob alegação de racionamento dos recursos financeiros. Contudo, o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) ajuizou ação argumentando prejuízo à educação das crianças e adolescentes, que foi deferida, em sede de liminar, pela juíza Wanderlina Lima de Morais, da 2ª Vara Cível da comarca.

    Mesmo diante de apelação interposta pelo ente municipal, o colegiado manteve a suspensão da portaria, por entender ilegalidade do ato administrativo. Segundo Wilson Faiad destacou, a prefeitura descumpriu a nova redação do artigo 28 da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), modificada pela Lei nº 12.960/14. A referida alteração no dispositivo criou uma nova etapa procedimental para que se promova o fechamento de escolas em área rural.

    “Não há nos autos notícia de que se tenha obedecido este trâmite administrativo trazido pela Lei nº 12.960/14. Neste mesmo sentido, esta Corte vem assentando a possibilidade de controle judicial do ato administrativo, sem que isso se configure violação à cláusula da separação dos poderes”, frisou o magistrado relator. Veja decisão. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)

    Fonte: TJGO, http://www.advocaciaimobiliariagoias.com/ , http://www.escritoriomensur.com/
Tópicos Similares: Município não
Forum Título Dia
Direito do Trabalho MUNICIPIO NÃO ENVIOU A RAIS - SERVIDOR PÚBLICO PREJUDICADO 22 de Outubro de 2018
Direito do Trabalho MUNICIPIO NÃO MANDOU A RAIS - FUNCIONÁRIO NÃO RECEBEU PIS/PASEP 20 de Julho de 2018
Direito Tributário Não cumprimento da sentença por parte do município 09 de Março de 2015
Arquivos antigos AÇÃO JUDUCIAL JUNTA MÉDICA MUNICÍPIO NÃO APTO 24 de Julho de 2008
Notícias e Jurisprudências Município deve indenizar mulher por queda na rua 22 de Maio de 2023