Novo Cpc

Discussão em 'Papo furado' iniciado por ~novo~, 02 de Setembro de 2013.

  1. ~novo~

    ~novo~ Em análise

    Mensagens:
    6
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Acre
    Bom Dia!
    Como podem perceber, eu sou um novo usuário! (E, um novo estudante da ciência do Direito).
    Justamente por eu ser novo, veio em minha cabeça uma dúvida.
    Gostaria de saber com vocês, colegas bem mais experientes, como devo proceder quando me deparar com a entrada em vigor de um novo código?
    Exemplo, o novo CPC...
    Como devo proceder para estuda-lo?
    Acredito que no primeiro ano deste, não terá doutrinas para ensinar-me...
    Então, como devo proceder? (Refiro-me na possibilidade de ser um código da área que eu estarei militando na advocacia).

    Grato!
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia:
    Com as necessárias escusas, estou inclinado a considerar que não entendi plenamente sua pergunta...
    Diria que você deve proceder com o novo código exatamente como o faria (ou fez) com o último...
  3. gustavocastro

    gustavocastro Membro Pleno

    Mensagens:
    367
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Ceará
    É muita novidade...

    Você deve estudar pesado o cpc atual. Leia o projeto de lei do cpc novo aos poucos e vá fazendo anotações. As ações já iniciadas serão reguladas pelo antigo cpc. O novo terá vacatio legis de aproximadamente 1 ano.

    Com toda certeza você, se quiser ser advogado deverá aprender as regras do jogo.
  4. ~novo~

    ~novo~ Em análise

    Mensagens:
    6
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Acre
    Acredito que as ações já iniciadas serão reguladas pelo novo, não?
    Estou estudando o CPC vigente,,.
    Mas, minha dúvida ainda parece de como devo estudar o outro?
    Apenas lendo a lei?
  5. ~novo~

    ~novo~ Em análise

    Mensagens:
    6
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Acre
  6. gustavocastro

    gustavocastro Membro Pleno

    Mensagens:
    367
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Ceará
  7. Alberto_tt

    Alberto_tt Membro Pleno

    Mensagens:
    351
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Pelo que já li no provável novo CPC, ele está sendo atualizado conforme as jurisprudências atuais do STJ e STF. Se for que nem o novo CC, haverá 1 ano para estudo e adaptação.
    De qualquer forma, estude as teorias e princípios do processo, um bom livro é a Teoria Geral do Processo da Ada Pellegrini, Candido Rangel e Antonio Carlos, livro indispensável para quem quer saber sobre direito processual.
    gustavocastro curtiu isso.
  8. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    Se você está no primeiro ano ainda, fica tranquilo e deixa rolar.

    O que os colegas disseram é verdade, são ótimos conselhos, mas, estudar teorias, princípios e doutrinas, no primeiro ano de faculdade pode ser muito pesado para conseguir compreender.

    Então, primeiro, deixa acontecer. Depois compre um livro de direito comparado, com anotações, entre o velho e o novo código.
Tópicos Similares: Novo Cpc
Forum Título Dia
Direito de Família INVENTARIO - novo cpc 02 de Janeiro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Recolhimento de custas para citação por e-mail no Novo CPC 29 de Agosto de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Qual o melhor Recurso ou o Recurso cabível no Novo CPC? 26 de Fevereiro de 2017
Direito de Família Novo CPC 2015 - Recurso contra Quebra de sigilo bancário do alimentante 16 de Janeiro de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor CITAÇÃO NO NOVO CPC 04 de Outubro de 2016