Nu Proprietário X Usufrutuária

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Marcia, 08 de Dezembro de 2008.

  1. Marcia

    Marcia Em análise

    Mensagens:
    1
    Estado:
    São Paulo
    Meu pai comprou um apto e deixou os 03 filhos como nú - proprietários (um deles falecido que deixou 02 filhos) , eu e outro irmão , em usufruto de minha mãe , já bem idosa.
    Não me casei , sempre morei com minha mãe e cuido dela que cada vez está mais dependente de mim (moramos no apto a 25 anos)
    Meu irmão separou-se da mulher e pediu a ela se poderia vir morar aqui . Qual mãe recusaria ?.......logo após a sua vinda demonstrou ser agressivo, inconveniente, egoista e interesseiro (só sabe falar que é dono do imóvel e que não sairá mais daqui) , bebe, incomoda as pessoas e não queremos mais ele aqui ......Ele "segrega" varal, comida, horário na cozinha etc ........mas sem falar isso . A pressão que ele faz é psicologica.
    Minha mãe piorou muito com isso , beirando a um infarte e não quer mais ele lá, ´já fui na Delegacia do Idosos , polícia etc , porém como foi consentido , ele não invadiu , não podemos fazer nada .......e as medidas possíveis , são digamos radicais demais (trocar a fechadura etc)
    Gostaria de saber :
    Posso sair do apto sem perder direito a minha parte , levando minha mãe e exigir o pagto de um aluguel dele ?
    Minha mãe pode abrir mão do usufruto e eu exigir a venda do apto para divisão do bem mesmo sendo muito idosa e as vezes trocando um pouco "as bolas " ?
    Posso exigir o aluguel do apto para custear outro onde eu more com minha mãe em paz ?
    O que eu faço para me livrar dele ?
  2. fmbaldo

    fmbaldo Editores

    Mensagens:
    844
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Procure um advogado de sua confiança, ou no caso de não poder arcar com os honorários, procure o núcleo da assistência judiciária de sua cidade.
Tópicos Similares: Proprietário Usufrutuária
Forum Título Dia
Direito Penal e Processo Penal Antigo proprietário altera estrutura de imóvel vendido em leilão 16 de Dezembro de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor DÉBITOS CONDOMINIAIS DE DIVERSAS UNIDADES MESMO PROPRIETÁRIO 17 de Junho de 2019
Direito do Trabalho Proprietário ou funcionário 10 de Outubro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Condutor autuado em blitz. CNH do proprietário suspensa. 28 de Junho de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Falecimento do proprietário durante venda de imóvel e Inventário 09 de Dezembro de 2014