O Que É Mais Difícil Na Verdade?

Discussão em 'Papo furado' iniciado por isaiascruz, 08 de Outubro de 2012.

  1. isaiascruz

    isaiascruz Em análise

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Alagoas
    Olá, boa noite meus amigos!

    Eu sou Isaías Oliveira, estou terminando o ensino médio no colégio este ano, e pretendo prestar vistubular de direito em uma universidade pública ou particular, tive uma infância meio conturbada e por isso não tive um acompanhamento adequado nos estudos no fundamental, em função desses problemas, fiquei delimitado, e fui obrigado a fazer supletivo, concluíndo... Já estou terminando a triagem, e vou começar a fazer a faculdade, desde algum tempo, sempre tive a convicção que eu faria direito, não pelo lado financeiro, mas por amor a profissão, defender as pessoas, ajudar os clientes, tudo isso.

    Então me achei no direito de me dirigir a vocês e saber... Com o encerramento da faculdade, bacharelado, é mais difícil se tornar um advogado bem sucedido? Ou é melhor trabalhar e estagiar ao mesmo tempo se dedicar aos concursos públicos?
  2. Otreblig

    Otreblig Membro Pleno

    Mensagens:
    194
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Olá futuro colega!

    Isso é uma questão de gosto como dizem. Eu acho a profissão de advogado boa em termos de atuação, discussão árdua em cima de teses bem construídas e análise de prova. Acredito que você também se sentirá atraído por isso.

    Porém eu não gosto da profissão porque advogado tem que ser um pouco marketeiro, contar um pouco de vantagem, falar bastante de si mesmo ou investir em um escritório glamuroso pra ter uma captação de clientela boa. Esse é o lado ruim da profissão e inevitável a meu ver, alguns te dirão o contrário, mas é o que eu sinto na pele sendo um advogado novo. Sou jovem e, geralmente, os jóvens são tachados de inexperiêntes ou irresponsáveis, diferente daquele famoso advogado de cabelo grisalho que você deve conhecer em sua cidade que tem um certo renome por ter mais de 20 a nos de profissão.

    Reconheço e respeito a competência dos colegas mais antigos, mas eu que estou a mais de 2 anos e meio estudando de 8 a 10 horas diárias aguardando o meu concurso público também mereço respeito, o que nem sempre acontece. Poucos colegas se submetem a essa rotina duríssima a meu ver, passo incessantemente em cima dos livros pra fugir dos problemas que citei a nteriormente além de buscar estabilidade, mais tempo livre no futuro, uma profissão que seja mais a minha cara etc.

    Jovens iniciantes na profissão sequer tem a possibilidade de mostrar seu conhecimento e geralmente se submetem como advogados empregados em grandes escritórios como mão-de-obra barata ou penam por alguns bons 2 a 3 anos pra conseguir uma clientela razoável e poder viver da profissão. Como disse, eu vejo mais contras do que prós, tanto é que estudo incessantemente para migrar de carreira e advogo em situações que julgo mais conveniênte para não perder o meu foco.

    A via do concurso público também tem seus prós e contras, cabe a você seguir alguma vocação, desejo ou sonho.

    Meu relato é baseado em experiência própria, outros advogados na família e pela média que fiz dos meus colegas de faculdade, a situação que eu e eles nos encontramos depois de alguns anos de formado, bem como algumas turmas que se seguiram ou sucederam a nós.

    Força nos seus sonhos!
Tópicos Similares: Que Mais
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Escola e pai de aluno que atirou em colega terão de indenizar vítima em mais de R$ 60 mil 27 de Março de 2023
Direito do Trabalho CONTRATO DE TRABALHO ATIVO - FUNCIONARIA NÃO QUER MAIS IR TRABALHAR 05 de Novembro de 2019
Notícias e Jurisprudências Bradesco terá de indenizar cliente que esperou por mais de 2 horas em fila 21 de Julho de 2016
Direito do Trabalho Valores roubados - Empresa cobrando do empregado. Demissão há mais de 2 anos. O que fazer? 12 de Maio de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor juizado duvida mais que urgente 27 de Abril de 2015