O Redirecionamento Da Execução Fiscal Na Dissolução Irregular – Parâmetro De Alcance Aos Responsávei

Discussão em 'Artigos Jurídicos' iniciado por bentojr, 30 de Novembro de 2011.

  1. bentojr

    bentojr Membro Pleno

    Mensagens:
    66
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Proposta a execução fiscal para a cobrança de dívidas não pagas pelo contribuinte pessoa jurídica no prazo determinado, é muito comum, sucessivamente, nas hipóteses de não ser encontrados bens suficientes para satisfação dos créditos tributários, o redirecionamento da execução contra os sócios, diretos ou gerentes, ou seja, a citação destes para que venham a responder com o nome e bens próprios o débito.

    Essa situação também se verifica na medida do curso da execução, que o Fisco ao tentar citar a empresa executada, constata a sua dissolução irregular, ensejando, assim, o redirecionamento aos responsáveis pela administração empresarial, conforme atribuição de responsabilidade prevista no inciso III, do art. 135, do Código Tributário Nacional.

    Para esta situação, ou seja, o redirecionamento da execução fiscal em razão da impossibilidade de cobrança por empresa dissolvida de forma irregular – encerramento das atividades sem a devida quitação dos débitos tributários – é preciso observar que a atribuição da responsabilidade não basta ser caracterizada pelo fato do encerramento irregular.

    No âmbito da responsabilidade tributária, principalmente a estabelecida pelo inciso III, do art. 135, do Código Tributário Nacional, é necessário, simultaneamente, a demonstração por parte do Fisco que estas pessoas, representantes legais, diretores ou gerentes, eram responsáveis pela gerência ou administração da empresa quando do vencimento do tributo.

    Isto porque a responsabilidade é caracteriza pelo fato destas terceiras pessoas terem agido dolosamente para o não pagamento do tributo, praticando atos com violação à lei, contrato social ou estatutos.

    Desse modo, para que a execução fiscal possa ser redirecionada para os sócios, gerentes ou diretores em caso de constatação de dissolução irregular, deve o Fisco, simultaneamente, comprovar que tais pessoas eram responsáveis pela administração da sociedade na época da ocorrência do fato gerador de tributo.

    Bento Jr Advogados
    bentojr@bentojradvogados.com.br
Tópicos Similares: Redirecionamento Execução
Forum Título Dia
Artigos Jurídicos O Redirecionamento Da Execução Fiscal Na Dissolução Irregular – Parâmetro De Alcance Aos Responsávei 28 de Julho de 2011
Direito do Trabalho Despacho Bacenjud cautelar com redirecionamento 15 de Fevereiro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Execução de título judicial 27 de Março de 2024
Direito de Família EXECUÇÃO DE ALIMENTOS 08 de Março de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Extinção da execução sem cumprimento de acordo 04 de Dezembro de 2021