Para que a viuva tenha direito a pensão por morte o de cujus deveria ter qualidade de segurado?

Discussão em 'Direito Previdenciário' iniciado por CRISTIAN GOMES, 27 de Janeiro de 2015.

  1. CRISTIAN GOMES

    CRISTIAN GOMES Membro Pleno

    Mensagens:
    307
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Olá amigos.


    Fui procurado hoje (27/01/2015) por uma senhora que queria pleitear a pensão por morte do ex companheiro falecido em 19/03/2014, com 49 anos de idade.

    Ela vivia em união estavel com ele e deste relacionamento ficou uma filha com atualmente 17 anos.

    Acontece que no CNIS do de cujus consta a informação do seu óbito em 19/03/2014 e consta como data de ultima contribuição 31/03/2013.

    Portanto, ele estaria com qualidade de segurado até 31/03/2014 e contribuia como contribuinte individual.


    A Pergunta é, como poderei comprovar a situação de União estavel da viuva para o INSS, sendo que ela não constava como sua dependente.

    A Filha consigo comprovar com a certidão de nascimento da mesma, mas e a situação da viuva, oque poderei fazer para comprovar.
  2. jrpribeiro

    jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezado colega, boa tarde.

    A certidão não consta a viuva como genitora ?
    Se sim, creio que já é uma prova.
    Caso contrário, penso que a solução seria o reconhecimento de união estável post mortem.

    Cordialmente.
  3. Aline Almeida

    Aline Almeida Membro Pleno

    Mensagens:
    12
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Ceará
    Bom dia.

    Tenho uma Ação de Pensão por Morte, em que a requerente também vivia apenas em união estável com o falecido e não tinha filhos, as provas apresentadas foram comprovantes de uma vida em comum, por exemplo contrato de aluguel no nome dela e as contas de água e luz no nome dele, cópias de cartões de crédito em que um era dependente do outro, correspondências enviadas para o mesmo endereço, fotos do casal em diversos eventos sociais juntos,certidão de união estável post mortem, bem como testemunhas parentes ou vizinhos de ambos.
    Espero ter ajudado.
  4. CRISTIAN GOMES

    CRISTIAN GOMES Membro Pleno

    Mensagens:
    307
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Obrigado Dra Aline, tenho estes documentos, tenho a certidão de nascimento da filha, tenho várias fotos do casal juntos em eventos familiares, creio que não encontrarei problemas com relação a isso.


    A colega poderia disponibilizar o modelo da inicial usada em sua ação?

    cristian_cgs@ig.com.br
Tópicos Similares: Para que
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Metrobus tem de indenizar idosa que foi arremessada para fora de um ônibus lotado e em movimento dur 24 de Março de 2023
Direito Previdenciário Qual é a ação para requerer a alteração de beneficiário de BPC? 09 de Outubro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Execução ou MOnitoria para cheque? 12 de Setembro de 2018
Artigos Jurídicos Colecionador de ossos. A posse de esqueleto para fins de estudos configura crime? 23 de Agosto de 2018
Direito Penal e Processo Penal Em decisão colegiada quem tem competência para revisão 10 de Julho de 2018