Para Quem Está Começando

Discussão em 'Fórum dos Neófitos' iniciado por SilviaCampos, 25 de Outubro de 2010.

  1. SilviaCampos

    SilviaCampos Membro Pleno

    Mensagens:
    35
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Boa Tarde.
    Eu estou iniciando minha carreira na advocacia, após anos de estágio (3 anos em uma autarquia federal) e um pouco mais de 6 meses trabalhando em escritório (2 meses em um escritório de pequeno porte e 3 meses em um de médio porte prestando assessoria para grandes empresas), resolvi me arriscar e montar meu escritório em sociedade com uma amiga de faculdade. O escritório está completando esse mês 2 meses de funcionamento e as ações já cobrem o aluguel e gastos do escritório. Contudo, fico pensando, será possível sobreviver da advocacia?! Estou otimista, pois estamos conseguindo manter bem o escritório, sem grandes apertos financeiros, mas ainda não sobra muito para nós. A pergunta que deixo em aberto aqui, é como foi ou está sendo a experiência de cada um, para compartilharmos isso, afinal de contas, isso não é ensinado na faculdade e quem resolve por empreender em seu próprio escritório fica tateando no escuro, cheio de medo de dar uma topada! Agradeço a todos que possam compartilhar essas experiências aqui.
  2. Em busca do Dr.

    Em busca do Dr. Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa Tarde, Dra. Silvia Campos.


    Ao ver seu depoimento acima também me deparo a incerteza sobre os desafios de um novo mundo a ser descoberto pelos pleitos de uma nova missão adiante dos olhos. Bem, sou do interior de São Paulo e próximo ano com a ajuda de Deus irei começar o meu ingresso na carreira de bacharel em direito, tenho muitas dúvidas e medos, mas a vontade de chegar lá me impulsiona, creio que esse mesmo sentimento tenha arrebatado seu coração ao adentrar na carreira, e sendo assim, agora de tomar decisão tão corajosa e audaz de abrir seu próprio escritório juridico. Espero que as ambas colegas de profissão e agora sócias, sejam muito bem guiadas pelas mãos de Deus nosso Senhor, e inumeras supresas prazeirosas venha invadir tanto sua vida profissional como pessoal. Abraços!
  3. Leonardo.aaragao

    Leonardo.aaragao Em análise

    Mensagens:
    31
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Amazonas
    também tenho essa dúvida.

    Me formo meio do ano, já passei na Ordem, penso se é mais viável advogar montando um escritório próprio ou ser empregado...

    Enfim, enquanto isso estou estudando para concursos, quem sabe a sorte me vem.
  4. rviriato

    rviriato Membro Pleno

    Mensagens:
    68
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Cara Colega,

    Estou iniciando a carreira tbm e enfrento os mesmos medos e incertezas que se põem diante de vc e sua sócia. No meu caso, o início tem sido ainda mais difícil, pois estou sozinho. Iniciei em meu escritório há 4 meses, permaneço só, e aos poucos as coisas vão se ajustando. Seria um prazer manter contato contigo e trocar experiências.

    Seu escritório fica em que cidade? Estou no interior no RJ.

    Abçs e sucesso, tanto a vcs duas quanto aos demais colegas.
  5. rosanamoronta

    rosanamoronta Membro Pleno

    Mensagens:
    38
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Vejo que este topico ja tem basicamente 2 anos.....
    Estou curiosa para saber dos destinos das pessoas que responderam este topico....

    Enfim...depois de 2 anos estao conseguindo sobreviver da advocacia...ja sao famosas...??

    Estou começando ja faz uns 6 meses e ainda nao encontrei meu rumo!!!!

    Gostaria muito de prestar assessoria a empresas na area trabalhista, mas vejo na minha cidade que é muito disputado e as pessoas procuram sempre os mesmos!!!

    Gostaria de saber como alcançar meu lugar ao sol, no Alasca...... rsrsrssr...
    Chico Salles curtiu isso.
  6. Dra. Reis

    Dra. Reis Em análise

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Dra. Rosana, muito bem colocado! Também fiquei curiosa com o destino dos colegas acima.

    Advogo desde 2010, mas estive com outros advogados mais experientes. Em janeiro deste ano decidi me aventurar e abri o meu próprio escritório. Confesso que está bem difícil e até desanimador, muitas vezes. Tem mês que mal consigo ganhar pra fazer as despesas do escritório. Tento fazer meu bom nome profissional da maneira que vejo ser possível. Cobro barato, já trabalhei de graça e consegui algumas nomeações como dativa. Alguns colegas me criticam quando digo que cobro barato e que já trabalhei de graça em alguns processos e me dizem que devo valorizar o meu trabalho. Mas é muito difícil impor isso numa cidade com uma forte concorrência como a minha. No prédio onde alugo a sala, por exemplo, os escritório de advocacia predominam e só no meu andar tenho 4 concorrentes. Por enquanto vou continuar lutando e tentando descobrir o segredo do sucesso. Se alguem já descobriu, por favor, compartilhe comigo. rs..



    Abraços e muita sorte!
  7. pacbarros

    pacbarros Em análise

    Mensagens:
    27
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Pará
    Olá
    Com o devido respeito acho que a Sra deve cobrar o preço de mercado.
    Sei que há concorrência acirrada. Assim também é em minha cidade. Além de advogado, sou microempresario, e desde cedo aprendemos a evitar uma "guerra de preços" com os concorrentes, até mesmo porque as pessoas têm em mente que preço é sinônimo de qualidade.
    Assim, acredito que um escritório bem decorado, uma postura profissional, e , no todo, uma atmosfera de escritório de sucesso lhe ajudam a cobrar mais.
    Tente evitar parcelar demais e, se for auferir honorários só no final (os chamados contratos de risco) cobre um percentual bem acima dos 20% de praxe.
    São apenas ideias.
    O que acham os colegas?

  8. AugustoM

    AugustoM Membro Pleno

    Mensagens:
    167
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Olá bom dia a Todos.

    Também passo pelo mesmo receio, me formei no meio do ano, e estou com 2 meses de escritório, em minha cidade. A qual é abarrotada de Advogados, e não sobra muito para nós (jovens advogados), no entanto estou conseguindo me manter, realizando diligências e Audiências, para empresas que me ligam e solicitam o meu serviço, e claro por algumas ações que já entraram no escritório.

    No entanto, aqui em minha cidade os Advogados que já tem nome, querem "explorar" os jovens advogados, oferecendo salários baixos, sem porcentagens sobre as ações vencidas. E assim decidi abrir o meu Sozinho mesmo, haja vista, que na minha sala da faculdade, apenas passaram 3 pessoas, as quais outras duas, não querem exercer.

    E penso que se por acaso, daqui 1 ano ou 2 anos, ainda estiver um pouco apertado, vou ter levado estes anos como experiência.
  9. claudiarenatta

    claudiarenatta Advogada

    Mensagens:
    13
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Lendo os tópicos acima, me lembrei dos primeiros anos na profissão: eu atuei como associada em alguns escritórios. Em alguns, fiquei pouco tempo, em vista do que recebia, e da pouca valoração, porém, na maior parte, vi e aprendi a parte prática da advocacia (matéria que não estudei na faculdade). Não me arrependo, me ajudou muito, pois me deu base para ter meu próprio espaço (tanto em SP, onde nasci e me formei, como em SC onde moro atualmente). Porém, o que venho observando é que, existe uma tendência entre os advogados que atuam sozinhos, em se juntarem com outros, de outras áreas, para dividir conhecimentos específicos e despesas com o escritório. Inclusive, li matéria sobre isso, que o futuro da advocacia é a união. O que os colegas acham disso?
    Emerson Almeida curtiu isso.
Tópicos Similares: Para Quem
Forum Título Dia
Direito Penal e Processo Penal Em decisão colegiada quem tem competência para revisão 10 de Julho de 2018
Concursos Públicos Jurídicos Concurso público para analista e técnico do STM! Quem vai fazer? 14 de Janeiro de 2018
Direito Previdenciário Auxilo acidente para quem estava desempregada, mas mantinha a qualidade de segurada é possivel? 31 de Outubro de 2014
Direito Previdenciário Quais As Regras Para Aposentadoria Para Quem Passou A Contribuir Em 1999. 14 de Junho de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Justiça Gratuita Para Quem Não É Pobre. 14 de Fevereiro de 2013