Pegou meus honorários

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Lavínia, 04 de Outubro de 2017.

1. Lavínia

Lavínia Membro Pleno

Estado:
    Bahia
    Prezados, bom dia!

Entrei com uma Ação de Execução de Título Extrajudicial. Passaram-se alguns meses e quando a Executada foi citada, o sócio resolveu fazer um acordo Acompanhei os termos do acordo e protocolamos nos autos. No acordo (assinado pela Executada e sócio e com reconhecimento de firma), ficou estipulada uma cláusula com o valor dos meus honorários, que seria depositado na conta do sócio, que se comprometeria a depositar na minha conta no próximo dia útil. Caiu o valor e ele só depositou a metade dos meus honorários.

No início do processo, enviei o contrato de honorários para o e-mail do sócio, mas nunca devolveu minha cópia. Apenas respondeu no e-mail com a cópia do contrato: "Ciente".

Ps- Cobrei 15% de honorários. A tabela da OAB/BA para execução de título extrajudicial são 20%. O processo durou um ano mais ou menos e foi até a citação da Executada, após foi protocolado o termo de acordo.

No termo de acordo, consta uma cláusula, que no ano que vem, a Executada ainda terá que pagar um valor ao sócio, a título de restante do serviço prestado.

O que me orientam a fazer? O sócio não se prontifica a pagar. Posso requerer a Juíza que ordene a Executada que abata parte do valor cabível ao sócio no acordo, que receberá no início do ano que vem para meus honorários RESTANTES e que deposite em minha conta pessoal?

Caso não seja possível o abatimento do valor futuro para meus honorários, posso requerer a execução nos próprios autos? Lembrando que são honorários contratuais verbais, sem contrato, mas confirmados no acordo. A execução nos próprios autos, é apenas para honorários sucumbenciais e arbitrados em sentença?

Aguardo respostas,

Obrigada!
  2. Milton Levy de Souza

Milton Levy de Souza Membro Pleno

Estado:
    São Paulo
    Drª. Lavinia;

No acordo (assinado pela Executada e sócio e com reconhecimento de firma), ficou estipulada uma cláusula com o valor dos meus honorários, que seria depositado na conta do sócio, que se comprometeria a depositar na minha conta no próximo dia útil.

Do acordo,a doutora tem cópia?? e nos autos, tem?

Do contrato de honorários,tem copia??

Tem copia do correio eletrônico enviando o contrato para assinatura?
    Lavínia curtiu isso.
  3. faro

faro Membro Pleno

Estado:
    Rio de Janeiro
    Dra., só acrescentando o que o Dr Souza disse. Como nossos tribunais superiores já entenderam que e-mail é um meio de prova, nesses casos, sempre envie o e-mail para o destinatário com uma copia para a senhora mesma. Serve como prova o e-mail "recebido" e não o que for pego na caixa de "enviados".
    Mas respondendo. Quais os documentos que a senhora tem que comprovam os honorários? Porque esse e-mail com a resposta do "sócio", dizendo que está "ciente" não serve.
    Lavínia curtiu isso.
  4. Lavínia

Lavínia Membro Pleno

Estado:
    Bahia
    Prezados Colegas, boa tarde!

Desde já, obrigada por responderem.

No processo foi protocolado o acordo, com as assinaturas e reconhecimento de firma das partes. Não tenho cópia do acordo, mas foi protocolado nos autos.

Encaminhei o contrato de honorários por e-mail. O cliente não devolveu assinado, pois já planejava desde o início não pagar os honorários.

No termo de acordo, consta uma cláusula, que no ano que vem, a Executada ainda terá que pagar um valor ao sócio, a título de restante do serviço prestado.

O que me orientam a fazer? O sócio não se prontifica a pagar. Posso requerer a Juíza que ordene a Executada que abata parte do valor cabível ao sócio no acordo, que receberá no início do ano que vem para meus honorários RESTANTES e que deposite em minha conta pessoal?

Caso não seja possível o abatimento do valor futuro para meus honorários, posso requerer a execução nos próprios autos? Lembrando que são honorários contratuais verbais, sem contrato, mas confirmados no acordo. A execução nos próprios autos, é apenas para honorários sucumbenciais e arbitrados em sentença?

Aguardo respostas,

Obrigada!
  5. faro

faro Membro Pleno

Estado:
    Rio de Janeiro
    Dra, vamos por partes.

Se o acordo está nos autos e nele ficou estipulado os seus honorários, então basta executar.

"Encaminhei o contrato de honorários por e-mail. O cliente não devolveu assinado, pois já planejava desde o início não pagar os honorários."
    - Junta aos autos esse e-mail com o "ciente" dele. Será mais uma prova para reforçar, mesmo que ele não tenha assinado.

"Posso requerer a Juíza que ordene a Executada que abata parte do valor cabível ao sócio no acordo, que receberá no início do ano que vem para meus honorários RESTANTES e que deposite em minha conta pessoal?"
    - É uma opção. Mas eu pediria essa opção e ALTERNATIVAMENTE, caso a MM entendesse o contrário, que depositasse o restante dos seus honorários.

"posso requerer a execução nos próprios autos?"
    - Pode.

"Lembrando que são honorários contratuais verbais, sem contrato, mas confirmados no acordo."
    - Se foram colocados nos termos do acordo, então deixou de se ser verbal.

"A execução nos próprios autos, é apenas para honorários sucumbenciais e arbitrados em sentença?"
    - A execução dos honorários nos proprios autos é o contrato de honorários celebrado entre advogado e cliente. Os sucumbenciais, o juiz arbitrará que seja depositado na sua conta.

Espero ter ajudado
    Lavínia curtiu isso.
  6. Lavínia

Lavínia Membro Pleno

Estado:
    Bahia
    Prezados, boa noite!

Obrigada por responder Dr. Faro. Muito sábio e pertinente.

Aguardo outras opiniões.

Ando desanimada com a profissão. Cliente que de forma vil se apropria indevidamente dos honorários. Sócio que retém indenização de cliente e sua participação e quando questionado, nada responde. Valores ínfimos para advocacia correspondente. O certo virou errado, o errado virou certo.

Triste!
    Alessandra Cury curtiu isso.
  7. faro

faro Membro Pleno

Estado:
    Rio de Janeiro
    Dra., é assim, mesmo. Cada profissão tem sua idiossincrasia. Você irá encontrar esse tipo de coisa em qualquer profissão, infelizmente. O problema não é a profissão e sim o ser humano. Mas faça o que a senhora tenha vontade.
    Alessandra Cury e Lavínia curtiram isso.
  8. Lavínia

Lavínia Membro Pleno

Estado:
    Bahia
    Prezados, boa tarde!

Dr. Faro; esclareça esta parte: "É uma opção. Mas eu pediria essa opção e ALTERNATIVAMENTE, caso a MM entendesse o contrário, que depositasse o restante dos seus honorários."

De forma alternativa, intimar o cliente para depositar meus honorários? Não fará!

Não seria mais coerente de forma alternativa, requerer a execução dos honorários?

Colegas:

A cobrança dos meus honorários prejudicará o que já foi estipulado entre as partes (Executada e Exequente) no acordo? Meus honorários consta em uma cláusula, que foi descumprida. Pode ensejar a cobrança da multa pela Executada contra o cliente?

O Juiz de ofício poderá comunicar as autoridades competentes o crime de apropriação indébita de valores por parte do cliente?

Att.
  9. faro

faro Membro Pleno

Estado:
    Rio de Janeiro
    Prezado Dra.
    "Posso requerer a Juíza que ordene a Executada que abata parte do valor cabível ao sócio no acordo, que receberá no início do ano que vem para meus honorários RESTANTES e que deposite em minha conta pessoal?"
    - Quis dizer que pedir o abatimento do valor cabível ao sócio no acordo é uma opção, mas que eu também colocaria uma segunda opção, alternativamente, caso a juíza entendesse não poderia abater, que seria a execução da cláusula do honorários do termo de acordo. (desculpa-me. Escrevi rápido e não me expressei direito).

Quanto ao restante, segue minha opinião.

"A cobrança dos meus honorários prejudicará o que já foi estipulado entre as partes (Executada e Exequente) no acordo? Mas por que prejudicaria? A senhora não trabalhou no processo? É mais que um direito receber pelo seu trabalho. Não entendi a pergunta. Olhe o que diz o art. 35 do CEOAB

Art. 35. Os honorários advocatícios e sua eventual correção, bem como sua majoração decorrente do aumento dos atos judiciais que advierem como necessários, devem ser previstos em contrato escrito, qualquer que seja o objeto e o meio da prestação do serviço profissional, contendo todas as especificações e forma de pagamento, inclusive no caso de acordo.

"Meus honorários consta em uma cláusula, que foi descumprida. Pode ensejar a cobrança da multa pela Executada contra o cliente?"
    - Está prevista no acordo? De qualquer forma, eu ainda acrescentaria danos morais. Lembrando que a cobrança de honorários advocatícios não pode ser feita via protesto de duplicatas. Vedada pelo artigo 42 do Código de Ética e Disciplina da OAB.

Nesse caso, você terá que renunciar ao patrocínio da causa.

Art. 43. Havendo necessidade de arbitramento e cobrança judicial dos honorários advocatícios, deve o advogado renunciar ao patrocínio da causa, fazendo-se representar por um colega.

"O Juiz de ofício poderá comunicar as autoridades competentes o crime de apropriação indébita de valores por parte do cliente?"
    - Acredito que não, pois já foge da esfera cível.
    Lavínia curtiu isso.
  10. Lavínia

Lavínia Membro Pleno

Estado:
    Bahia
    Prezados, boa tarde!

"A cobrança dos meus honorários prejudicará o que já foi estipulado entre as partes (Executada e Exequente) no acordo? Mas por que prejudicaria? A senhora não trabalhou no processo? É mais que um direito receber pelo seu trabalho. Não entendi a pergunta. Olhe o que diz o art. 35 do CEOAB

Explico: O Cliente descumpriu uma cláusula do acordo : Depósito integral dos meus honorários. A Executada pode requerer também a execução da multa por descumprimento de acordo, inclusive requerer o prosseguimento do feito para sentença. Acredito que não o fará, ficará inerte, pois o acordo também foi proveitoso para a mesma. A única prejudicada foi eu!

Não posso peticionar em causa própria, dentro dos Autos requerendo o abatimento ou execução dos honorários? Preciso renunciar o processo e contratar um advogado?!

Obrigada!
  11. GONCALO

GONCALO Avaliador

Estado:
    São Paulo
    Boa tarde doutora Lavinia:
    Permito-me ver a questão por outro prisma: A senhora tem um acordo firmado por todos os interessados, reconhecendo seu crédito, certo?
    Já considerou a possibilidade de penhora no rosto dos autos, pedindo que o juízo intime aquele que figura como devedor no Acordo para que deduza do valor devido ao exequente a importância devida a senhora?(NCPC 854/875).
  12. faro

faro Membro Pleno

Estado:
    Rio de Janeiro
    Dra. A senhora não vai prejudicar ninguém. A senhora trabalhou pelos honorários.

"Não posso peticionar em causa própria, dentro dos Autos requerendo o abatimento ou execução dos honorários? Preciso renunciar o processo e contratar um advogado?!"
    - No caso, se a senhora ainda é patrona da parte, a senhora não estaria advogando em causa própria e sim, requerendo o cumprimento do contrato acordado entre vocês. Tanto para executar como para ajuizar uma outra ação em face do cliente que não te pagou, a senhora terá que renunciar o patrocínio.

Fora o que já foi dito, a senhora pode renunciar e ajuizar uma ação no juizado cível em face do cliente que não te pagou integralmente.

Não sei por que a senhora está insistindo em se manter no autos como advogada. Então, faça o que a senhora quer fazer. Peticione pedindo o abatimento do valor restante a ser pago a senhora.
    Lavínia curtiu isso.
  13. Lavínia

Lavínia Membro Pleno

Estado:
    Bahia
    Prezados, boa noite!

Irei analisar todas as orientações e tomarei as medidas cabíveis.

Gonçalo, possui razão. Irei requerer a penhora online, sem conhecimento prévio da parte. Caso infrutífera, vou requerer o abatimento do crédito futuro.

Estou um pouco relutante, pois nunca precisei tomar uma atitude assim contra um contratante.

Cumpri corretamente o patrocínio até o acordo. Agora, se preciso executar, tenho que renunciar.

Dr. Faro, agradeço as orientações.

Muito obrigada!
  14. Lavínia

Lavínia Membro Pleno

Estado:
    Bahia
    Prezados, o acordo ainda não foi homologado pela Juíza. Mesmo sem a homologação, já posso previamente requerer a penhora e/ou o abatimento futuro dos meus honorários?

Obrigada!
  15. GONCALO

GONCALO Avaliador

Estado:
    São Paulo
    Bom dia doutora:
    Ad cautelam, faria uma Notificação Extrajudicial a seu cliente-tratante, para lhe pagar os honorários no valor de XXX, no prazo de 3 dias, em seu escritório.
    Provavelmente, ele vai ignorar...
    Mas senhora demonstrará ao Juizo:
    A) que possui um credito de XXX, reconhecido no Termo de Acordo
    B) que exauriu, sem sucesso, suas possibilidades de recebimento de seus direitos.
    C) Que o Exequente possui um crédito a receber do Executado. No valor de XXXX.
    D) Finalmente, pedir que o Executado fosse intimado/notificado a deduzir, do valor devido ao Exequente, o valor de XXX que lhe é devido, pagando-o diretamente à senhora, em seu escritório a rua tal,mediante recibo, ou depositando-o judicialmente nos autos.
  16. Lavínia

Lavínia Membro Pleno

Estado:
    Bahia
    Prezados, bom dia!

Obrigada Gonçalo!

Prezados, o acordo ainda não foi homologado pela Juíza. Mesmo sem a homologação, já posso previamente requerer a penhora e/ou o abatimento futuro dos meus honorários?

Obrigada!
Tópicos Similares: Pegou meus
Forum Título Dia
Direito Tributário Ajuda - Veículo Que Pegou Fogo Há Anos E Tributos. 09 de Novembro de 2011
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Fui expulso de minha empresa pelos meus sócios. E agora? 04 de Maio de 2014
Direito de Família Meu Bem, Meus Bens... 22 de Fevereiro de 2013
Direito de Família O Pai Dos Meus Filhos Ve Eles Quando Qué 02 de Fevereiro de 2009
Direito de Família nao sou pai biologico, quais sao meus direitos? 17 de Outubro de 2008

Compartilhe esta Página