Pensão Alimentícia

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Antonio Calheiros, 06 de Novembro de 2008.

  1. Antonio Calheiros

    Antonio Calheiros Em análise

    Mensagens:
    1
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Sou separado a 2 anos e tenho dois filhos. Quando fiz a papelada da separação foi acordado que pagaria um percentual de 30% sobre meu salário líquido mesal e mais décimo terceiro salário e a mesma porcentagem sobre eventuais fins rescisórios com a empresa que trabalho. Hoje recebo em torno de R$3500,00 de salário bruto, sendo que sou descontado em torno de R$930,00 mensais a título de pensão alimentícia. Gostaria de saber se na lei da pensão, na época que me separei não procurei me informar como funcionava, é obrigatório pagamento de um salário extra anual, como o décimo terceiro por exemplo, já que mensalmente é descontado do meu salário os 30% que referi acima, para o bem estar dos meus filhos. Ela trabalha, tem seu rendimento que não sei precisar, mas deve passar dos R$1000,00 mensais, ou girar em torno disso.
    Agradeço pela atenção e aguardo respostas.
    Grato,
    Antonio.
  2. Persecutore

    Persecutore Membro Pleno

    Mensagens:
    102
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Sr Antônio,

    na verdade a lei nada dispõe sobre incidência no 13 salário.

    Entretanto, normalmente ela incide por determinação de sentença. É uma construção jurisprudencial.

    Eu particularmente não acho correto, pois o que a lei dispõe é da necessidade básica: vestuário, alimentos etc.
  3. Regina40

    Regina40 Em análise

    Mensagens:
    16
    Estado:
    Rio de Janeiro
    O 13o compõem o salário pela CLT e por isso é passível do desconto da pensão alimentícia. No entanto, as verbas rescisórias são indenizatórias e portanto só serão descontadas em caso de acordo formalizado de que deverá existir o desconto. Ao contrário da opinião acima, não acho que seja injusto, pois existe um aumento considerável das despesas com os filhos nesta época do ano (matrícula escolar, uniforme, material, férias...)
Tópicos Similares: Pensão Alimentícia
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Justiça decide que filhos devem pagar pensão alimentícia ao pai 25 de Abril de 2023
Direito de Família Pensão alimentícia a ex-conjuge 28 de Outubro de 2020
Direito de Família Pensão Alimentícia 11 de Setembro de 2020
Direito de Família Execução de pensão alimentícia no rito da prisão ***URGENTE*** 27 de Junho de 2020
Direito de Família Pensão Alimentícia descontada a maior em prejuízo do empregado 05 de Maio de 2020