Pensão por morte - Valor - MP 664 e Lei 13.135/2015

Discussão em 'Direito Previdenciário' iniciado por Nathan Roberto, 05 de Março de 2016.

  1. Nathan Roberto

    Nathan Roberto Membro Pleno

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Olá a todos!

    Tenho um caso particular que gostaria de compartilhar e pedir a opinião dos colegas: o marido faleceu (com 70 anos) e deixou a esposa (com 63 anos) e 03 filhos (todos maiores e capazes) em 29 de março de 2015 (na vigência da MP 664). Portanto, a viúva quando foi requerer a "pensão por morte", obteve apenas 50% (cinquenta por cento) do valor recebido pelo de cujus. Neste sentido, após a alteração deste dispositivo pela Lei 13.135/2015, que reativou o valor de 100% (cem por cento) da pensão por morte, será que a viúva encontrará muita resistência do INSS em um eventual pedido de revisão da pensão por morte? Obs.: a viúva já usufrui da pensão por morte em 50%, mas ela quer a totalidade dos rendimentos em razão da alteração da nova lei.

    Sei que a lei que se aplica à pensão por morte é aquela da data do óbito do segurado. Como se tratou de uma MP, que no ponto referente ao valor da pensão não prevaleceu, como será que ficará a situação daqueles que ainda permanecem recebendo o mesmo valor vigente à época da MP? Não vi nenhum decreto legislativo do Congresso Nacional que tenha regulado a situação das pessoas à época da MP.

    A viúva já tentou a alteração do valor por meio de 02 pedidos administrativos de revisão da pensão por morte. Porém, ambos foram negados. Será que o INSS vai negar mesmo este direito? Com base em qual argumento jurídico? O que acham?
Tópicos Similares: Pensão por
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências "A prescrição não atinge o direito da requerente à pensão por morte", destaca juiz em sentença 07 de Março de 2023
Direito Previdenciário Pensão por morte - marido 20 de Janeiro de 2021
Direito de Família Falta de pagamento de pensão alimentícia por parte da empresa 16 de Dezembro de 2019
Direito Previdenciário Pensão por morte 13 de Maio de 2019
Direito Previdenciário Pensão por morte 18 de Abril de 2018