Por Que O Direito De Família?

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Caio Mathias, 01 de Setembro de 2011.

  1. Caio Mathias

    Caio Mathias Em análise

    Mensagens:
    11
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde, caros.
    Estou finalizando a faculdade de Direito e está chegando a hora de escolher uma área. Sou totalmente contra advogar como "clínico geral", pois penso que, quem quer saber de tudo, acaba não sabendo de nada.
    Portanto, optei por direcionar meus estudos a apenas duas áreas. Uma delas, já está decidida: Processo Civil. A outra, estou em dúvida entre Direito de Família e Direito Trabalhista.

    A área trabalhista, pelo menos aqui em São Paulo, está um pouco prostituída. Advogados captam clientes na porta do Fórum e do Ministério do Trabalho, forçam um acordo para receberem logo os honorários e estão mais preocupados com a quantidade de processos do que com a qualidade da representação do cliente. Porém, é uma área em que não falta trabalho, tem um giro muito bom e os processos são mais céleres.

    Já, a área de família, embora seja uma matéria que me traga grande satisfação na faculdade, eu desconheço. Gostaria que vocês, advogados militantes nessa área, me ajudassem na escolha, expondo os motivos que os levaram a seguir este caminho, suas vantagens e desvantagens.

    Desde já, agradeço a todos pela colaboração e pela compreensão.​
  2. jrpribeiro

    jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezado Mathias, boa tarde.

    A área do direito é muito ampla e concordo que não temos condições de abarcá-la em todos os ramos, entretanto, creio que podes perfeitamente militar nestas que foram citadas. Ou seja, podes perfeitamente conciliar a área cível (onde Família é apenas um ramo, e o processo sua consequência) com a Trabalhista, onde possui suas próprias nuances. Não creio que o exercício nestas duas áreas jurídicas venham prejudicar tua capacitação profissional.
    Pessoalmente atuo na área cível em geral, mas frequentemente patrocino causas trabalhistas e previdenciárias.
    Tente conciliar tua atuação e deixe o tempo responder se serás ou não plenamente capaz.

    Boa sorte !
  3. Alexandrejus

    Alexandrejus Membro Pleno

    Mensagens:
    257
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso do Sul
    concordo contigo quando diz que o profissional deve especializar-se em um ramo direito de sua preferencia. inclusive acho que o advogado deve recusar patrocinar o cliente caso nao domine ou ao menos tenha bom concimento sobre a materia objeto da ação a ser proposta. conhecimentos limitados na área penal? nem pense em aceitar defender alguem.

    eu tambem gosto muito do direito de familia, mas acho que indiscutivelmente a area trabalhista traz mais retorno.
  4. cleide_ldo

    cleide_ldo Adv. São Paulo/SP

    Mensagens:
    186
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Caro Mathias,

    Aqui vai a opinião de uma advogada que pensava como vc , antes de entrar neste mercado de trabalho.

    Como bem sabemos, em São Paulo, existem muitos advogados , é bem assim, como dizem:.."é só levantar uma pedra e encontra-se um adv." rsrsrs....

    Entendo que o ramo da Família é apaixonante e envolvente, tanto que foi nela comecei, entretanto, tamanha é a concorrência, que vc acaba abraçando outras áreas, como por ex a trabalhista. Afinal, quando não se tem nenhum caso no ramo da família, certamente não enjeitaremos um caso do direito trabalhista, não é mesmo?

    O que temos de ter em mente é , seja lá o que for que fizermos, que o façamos com dedicação e diligência, porque é esse o tipo de advogado que se procura, e uma vez tendo conquistado este status, o retorno será o do efeito dominó, isto é , por indicação, um passa para o outro (cliente).

    No mais, desejo-lhe boa sorte em sua nova empreitada. Sucesso!
  5. Caio Mathias

    Caio Mathias Em análise

    Mensagens:
    11
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Obrigado pela ajuda de todos. Vou continuar refletindo sobre o assunto.

    Se puderem, por favor, me tirem mais uma dúvida:


    Como são cobrados os honorários no caso de um divórcio litigioso e no caso de inventário?

    Desde já, grato pela atenção.
  6. cleide_ldo

    cleide_ldo Adv. São Paulo/SP

    Mensagens:
    186
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo

    Tardia, talvez, minha resposta.
    Mas, sugiro que entre no site da OAB e procure por Tabela de Honorários.
    Obviamente, trata-se de um parâmetro. Analise todos as circunstâncias envolvidas: situação econômica do cliente, valor da causa, prestação do serviço envolvida, etc.
    E acima de tudo isso, bom senso. Boa sorte!

    Cleide Lopes
Tópicos Similares: Por Que
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Banco indeniza por demora em bloqueio de cartão 22 de Maio de 2023
Notícias e Jurisprudências Mulher recebe indenização por queda de sacada 22 de Maio de 2023
Notícias e Jurisprudências Município deve indenizar mulher por queda na rua 22 de Maio de 2023
Notícias e Jurisprudências Empresa terá que indenizar metalúrgico por acidente em obra sem sinalização 22 de Maio de 2023
Notícias e Jurisprudências Município deve indenizar por acidente causado pela queda de ponte 25 de Abril de 2023