Prazo para interposição do RI no JEC com Litisconsórcio Passivo

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Romeu, 28 de Outubro de 2014.

  1. Romeu

    Romeu Romeu Coutinho

    Mensagens:
    92
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Prezados colegas,

    O caso é simples, porém me trás dúvidas.

    Em uma Sentença no JEC onde haviam 3 réus, o Juízo condenou apenas 1 dos Réus.

    Daí, me vem a dúvida acerca do Prazo para interposição do Recurso Inominado por parte deste Réu sucumbido.

    Sabemos que em Litisconsórcio Passivo quando houver patronos distintos, o prazo é em dobro, art 191 CPC (mesmo sabendo de correntes contrárias que entendem que por se tratar de JEC, o Prazo seria simples para não contrariar o Princípio da Celeridade).

    Mais tudo bem...

    Neste caso específico, apesar da pluralidade de Réus, a sentença somente atingiu(condenou) a um Réu.

    Daí a minha dúvida....! Entendo que assim sendo, o prazo seria simples e tão somente os dez dias.
    Ou estaria equivocado?

    Íntegra: JULGO PROCEDENTE em parte o pedido para condenar apenas o 2º réu (Rios PQC): 1) ao pagamento da quantia de R$ 1.021,00 (mil e vinte e um reais), a título de restituição das quantias pagas (corrigida desde 12/11/2013 e com juros mensais de 1% desde a citação); 2) ao pagamento de R$ 2.000,00 (dois mil reais), a título de danos morais (corrigida e com juros mensais de 1% desde a intimação desta). Julgo improcedentes os pedidos direcionados ao 1º e 3º réus (Srgio veras e PLP). Sem sucumbências na forma do art. 55 da L. 9.099/95.
    lázara Cristina curtiu isso.
  2. Lia Souza

    Lia Souza Membro Pleno

    Mensagens:
    509
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Oi, Romeu

    De acordo com a jurisprudência do STJ, o litisconsórcio somente é desfeito após o trânsito em julgado da sentença.

    Por conta desse entendimento, o prazo recursal será contado em dobro, embora, em tese, não se vislumbre o requisito do interesse de agir recursal com relação ao 1º e 3º réus.
  3. lázara Cristina

    lázara Cristina Membro Pleno

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Olá Pessoal! Nessa hipótese o prazo será simples, conforme a Súmula 641 do STF, in verbis: "Não se conta em dobro o prazo para recorrer, quando só um dos litisconsortes haja sucumbido."
    Última edição: 29 de Outubro de 2014
  4. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia doutor:
    Ad cautelam, tendo em vista o principio da celeridade que norteia a entrega jurisdicional no Juizado, não seria melhor - não ser que o prazo já tenha se deteriorado - considerar o prazo de 10 dias?
  5. Romeu

    Romeu Romeu Coutinho

    Mensagens:
    92
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Agradeço aos colegas..!

    - Prezada Lia, entendo seu apontamento, no entanto, no que diz respeito aos JECs. não seria contrário ao Princípio da Celeridade.

    TJ-SP - Recurso Inominado RI 7869 SP (TJ-SP)
    Data de publicação: 10/10/2008

    Ementa: RECURSO INOMINADO Litisconsortes - "Prazo em dobro para recorrer - In admissibilidade - Não se aplica ao Juizado Especial o prazo em dobro do art 191 do CPC - Contrariedade ao Princípio da Celeridade - Recurso não conhecido. .

    Encontrado em: 1ª Turma Cível 10/10/2008 - 10/10/2008 Recurso Inominado RI 7869 SP (TJ-SP) Alcides Leopoldo e Silva Júnior
    ".

    - Prezado Gonçalo, em verdade estou atuando pelo Autor. O prazo dos dez dias já se foram, penso eu eu peticionar pedindo o cumprimento da Sentença.
  6. Lia Souza

    Lia Souza Membro Pleno

    Mensagens:
    509
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Com razão, Romeu. Inclusive o Fonaje já se manifestou sobre isso:

    ENUNCIADO 123 – O art. 191 do CPC não se aplica aos processos cíveis que tramitam perante o Juizado Especial (XXI Encontro – Vitória/ES).

    Se o sucumbente se manteve inerte e não recorreu, a secretaria do Juizado deve certificar que o prazo do recurso transcorreu in albis, abrindo oportunidade para o início do cumprimento de sentença.
  7. Romeu

    Romeu Romeu Coutinho

    Mensagens:
    92
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Minhas homenagens aos colegas...!
    Gratz..!
  8. Lia Souza

    Lia Souza Membro Pleno

    Mensagens:
    509
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Romeu, apenas lembrando que quando der início ao cumprimento de sentença, junta a planilha e requer que o executado seja intimado para pagar, já que o enunciado do Fonaje que alegava desnecessidade de intimação para pagamento, foi cancelado.

    Então, o procedimento é similar ao da Vara Cível Comum.
Tópicos Similares: Prazo para
Forum Título Dia
Direito de Família Prazo para manifestação de laudo social é de 5 dias ou de 15? 17 de Abril de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Prazo Para Réplica (Impugnação á Contestação) 22 de Outubro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor MARCO INICIAL PARA CONTAGEM DE PRAZO PARA APELAÇÃO APÓS EMBARGOS DECLARATÓRIOS 11 de Outubro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Prazo para Pagamento de Custas Finais - Prazo processual ou Prazo Material? 11 de Julho de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor PRAZO PARA COBRANÇA DE MENSALIDADES ATRASADAS - PLANO DE SAÚDE 26 de Março de 2019