Projeto De Lei Prevê A Isenção Da Contribuição Sindical, Para Quem Já Paga Anuidade Da Classe-Como A

Discussão em 'Política' iniciado por Ribeiro, 30 de Outubro de 2009.

  1. Ribeiro

    Ribeiro Em análise

    Mensagens:
    31
    Estado:
    São Paulo
    Projeto de Lei do Dep. Federal Dr. Rosinha prevê a isenção da contribuição sindical, assimo como já é a classe dos advogados. Abaixo última tramitação na camara, que também pode ser acompanhada pelo site www.camara.gov.br. Vamos cobrar dos deputados o voto a favor. Já enviei pro deputado em que votei. Procure o e-mail neste mesmo site do seu deputado e o cobre:

    PROJETO DE LEI No 5.873, DE 2009
    Concede isenção da “contribuição sindical”, a que se referem os artigos 579 e 580 da Consolidação das Leis do Trabalho, aos profissionais inscritos nos Conselhos de Fiscalização de profissões regulamentadas que tenham pago a respectiva anuidade no exercício financeiro correspondente.

    Autor: Deputado DR. ROSINHA
    Relator: Deputado VICENTINHO

    I - RELATÓRIO
    O projeto submetido à nossa análise isenta os profissionais inscritos em Conselhos de Fiscalização do recolhimento da contribuição sindical compulsória.
    No prazo regimental não foram apresentadas emendas.
    É o relatório.

    II - VOTO DO RELATOR
    A contribuição sindical compulsória é prevista no art. 579 da Consolidação das Leis do Trabalho e é devida por empregados e empregadores. Configura tributo que é repassado para as entidades sindicais e também para a “conta especial emprego e salário”.
    Os inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB -estão isentos da contribuição sindical, em virtude do art. 47 do Estatuto da OAB (lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994).

    Conforme citado pelo nobre autor do projeto, Deputado Dr. Rosinha, os advogados que tenham efetuado o pagamento da contribuição anual devida ao órgão fiscalizador do exercício da profissional não precisam recolher a contribuição sindical.

    É razoável que a isenção seja estendida aos demais empregados que, tendo a sua profissão regulamentada, estão vinculados a conselho profissional e já são obrigados a recolher a contribuição para poder exercer a sua profissão.

    Entendemos, como o autor do projeto, que é justo conceder o mesmo tratamento dos advogados aos demais trabalhadores sujeitos à inscrição nos conselhos profissionais.
    Saliente-se que a norma proposta pode ser inserida na própria Consolidação das Leis do Trabalho, conforme dispõe a Lei Complementar nº 95/1998. Tal aspecto, relacionado à técnica legislativa, deve ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania.

    Diante do exposto, somos pela aprovação do PL nº 5.873, de 2009.
    Sala da Comissão, em de de 2009.
    Deputado VICENTINHO
    Relator
    2009_14881
  2. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Pelo que eu saiba, aqui na Bahia a maior parte das empresas funcionam assim, como por exemplo os advogados do Banco do Brasil.


    Att.,
  3. Ribeiro

    Ribeiro Em análise

    Mensagens:
    31
    Estado:
    São Paulo
    Infelizmente tenho péssima notícia. O autor da Lei, Dep. Rosinha, pediu para retirar o projeto.
    Enviei e-mail questionando o motivo, e pasmem, ele tomou a decisão, segundo resposta no e-mail, depois de se reunir com dirigentes sindicais do Paraná.
    Mais uma vez somos iludidos.
Tópicos Similares: Projeto Lei
Forum Título Dia
Direito Penal e Processo Penal Qual Deputado Ou Senador Elaborou O Projeto De Lei 12.403/2011 (Já Validada) A Favor Da Marginalidad 13 de Janeiro de 2012
Fórum dos Neófitos Projeto De Lei N. 480 07 de Dezembro de 2011
Direito Administrativo Duvida Relativa Ao Projeto De Emenda À Lei Orgânica Do Meu Município:? 14 de Janeiro de 2011
Notícias e Jurisprudências Senado Aprova Projeto De Lei Que Pune Quem Difama Pai E Mãe Para Os Filhos 07 de Julho de 2010
Direito Constitucional Duvida De Iniciante - Como Solicitar Projeto De Lei? 03 de Dezembro de 2009