Quantas Horas Vc Estuda Por Dia?

Discussão em 'Papo furado' iniciado por Bullet, 22 de Agosto de 2009.

  1. Bullet

    Bullet Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Ando meio preocupado com isso. Estudo de 2 a 3 horas em um dia e acabo parando um pouco no outro. De segunda a sabado.

    Tá pouco ou dentro do normal? Quantas horas vc estuda por dia e quantos dias por semana?
  2. Jose Carlos

    Jose Carlos Em análise

    Mensagens:
    2
    Estado:
    São Paulo
    Dizem os entendidos, que o ideal seria 4 horas de manhã ( 8.oohs até 12.00 hs ) e à tarde de 15.00hs até 18.00hs. É claro que cada um tem seu ritmo próprio.

    Sds
    José Carlos
  3. carraropoubel

    carraropoubel Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Acre
    Caro amigo,
    Segue meu cronograma.

    Direito Adminitrativo - 50 minutos
    Direito Constitucional - 50 minutos
    Direito Empresarial - 50 minutos
    Direito Civil- 50 minutos
    Direito Processual Civil- 50 minutos
    Direito Penal- 50 minutos
    Direito Processual Penal- 50 minutos

    De segunda a domingo, todos os dias

    Bons estudos meu amigo


  4. adv.tributario

    adv.tributario Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Se o objetivo for concurso é pouco tempo. No entanto, se for o único tempo disponível trace um objetivo a longo prazo.

    Sempre conto essa história: Na minha época de estágio eu conheci um juiz federal que, antes da aprovação no concurso, era advogado, casado e com dois filhos...Ele me contou que sabendo da sua limitação se propos a estudar todos os dias de 8h às 00h...levou dois anos para passar no concurso. O segredo foi colocar um objetivo a longo prazo e ser muito disciplicado quanto aos estudos...

    Espero ter te motivado.

    Um abraço..
  5. Bullet

    Bullet Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Eu digo que estudo isso por dia na graduação. Desculpe, mas acho exagero 8 horas por dia na faculdade... contando que vc saí 11 da facul e começa a estudar das 1 em diante por exemplo... é até 9 horas da noite estudando... tenho certeza que pra mim não ia render tanto...

    Meu objetivo é concurso também, mas tenho que terminar a facul primeiro e queria saber se estou estudando o bastante...

    Vcs são graduação também?
  6. brasil

    brasil Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Piauí
    Ultimamente, só tenho estudado das 15h às 18h.
  7. Alexandrevl89

    Alexandrevl89 Em análise

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Amigo, o ideal é estudar ate voce sentir-se fadigado, depois disso voce nao assimila mais nada...
    Abraço....
  8. advosp

    advosp Em análise

    Mensagens:
    9
    Estado:
    São Paulo
    Qual a definição que os colegas dariam para Estudar ou Estudo ?
  9. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Advogar é um constante estudo. Acho que em média umas 3h por dia, inclusive finais de semana.
  10. Mario Emerenciano

    Mario Emerenciano Advogado - Moderador

    Mensagens:
    280
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Não adianta se matar de estudar, ficar cinco,seis,dez horas estudando posto que esta provado que o ser humano não consegue assimilar dessa forma.

    O Ideal não é a quantidade de horas para o estudo, mas sim a qualidade das horas estudadas, posto isso entendo que 3 (três) horas diárias são mais do que suficiente dentro de um conograma bem elaborado com divisão de matérias e rodízio entre elas.

    Sendo assim antes de se verificar a quantidade de horas a serem estudadas o importante é separar as matérias, entendo que no méximo 3 (três) por dia.

    Bons estudos
  11. marctie

    marctie Em análise

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Isso é tão relativo!! Cada um sabe o quanto consegue de fato assimilar o que esta estudando... realmente não adianta ficar o dia inteiro se não conseguir assimilar nem 10% do que estudou... Como o caso do juiz que o colega comentou, ele ficar em tese 16 horas por dia, significa que ele deveria similar muito pouco do que estudava... Conheço pessoas brilhantes, algumas até relaxadas e hoje são promotores, juízes, procuradores e delegados...

    Um colega que tenho como irmão, é um delegado federal, esse colega sempre teve facilidade de assimilar as matérias, na faculdade ele jamais levava caderno ou livro, só sentava, assistia a aula em silêncio e muita gente ficava admirado como ele ia bem nas provas e não fazia caderno e não levava livros, códigos, etc... simplesmente sabia ouvir e assimilar. Terminou a faculdade advogou por uns três anos comigo e no final do terceiro ano, já me dizia que não queria aquilo mais, queria ser delegado federal, no ano seguinte estudou sozinho na parte da manhã e ao meio dia estava no escritório. Em menos de um ano saiu o concurso que ele tanto desejava e passou facilmente entre os primeiros e passou facilmente nas demais fases... e finalmente consegui o que desejava...

    Estudar por estudar (obrigação) é melhor ir assistir um filme.. agora estudar com um objetivo e muita vontade, a assimilação é maior e a quantidade de tempo de estudo é menor...

    Depende da sua vontade em aprender e conquistar o que deseja, isso vai determinar o tempo de seu estudo...

    boa sorte e bons estudos!!

    abraços
    Marcelo
  12. Miuky

    Miuky Em análise

    Mensagens:
    11
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Concordo plenamente.
    Ser um bom ouvinte, muitas vezes se assimila muito mais. E o complemento desse estudo depende da sua organização e ritmo. Cada um tem o seu.
  13. gersiel

    gersiel Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Maranhão
    Bom dia, Senhores a questão gira em torno de uma seguinte frase? só temos tempo para tudo aquilo que delimitarmos como prioridades em nossa vida... Se o estudo não for prioridade dificilmente teremos bons resultados quer seja em concurso ou em provas da facu...Assim sendo, não precisamos estudar 24 H,todavia é necessário que traçamos estratégias para adquirir e assimilar os assuntos pertinente a cada concurso ou prova...
  14. camilamattoss

    camilamattoss Em análise

    Mensagens:
    9
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Espírito Santo
    Estude o tempo que você acredita ser necessário, isto é, depende de cada um o horário de estudo até por questão de disponibilidade. Porém, deve ser feito de forma rotineira.
  15. rockweel

    rockweel Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Meu nome é Rockweel e estou cursando o 3º período do curso de Direito.

    Em relação a carga horária de estudos, tenho os seguintes planos:

    De manha estudo das 7:00 às 11: horas.

    A tarde, das 12:00 horas até as 18:00, trabalho como assistente de juiz.

    Das 19:00 horas até as 23:00 na faculdade.

    Sábado estudo 3 horas de manha e 3 horas a tarde.

    Domingo é o dia de descanso, mais vejo alguns videos ou leio algo que não seja relacionado ao Direito, V.G, História, Astronomia, etc.

    Pretendo ser juiz federal, e não acho que estudo muito, haja vista que alguns candidatos estudam 16 horas por dia.

    Estudo acompanhando o que verei na faculdade, desta feita tenho a seguinte grade de estudos no período matutino

    Segunda: Direito Constitucional.
    Terça: Direito Comercial
    Quarta: Direito Civil
    Quinta: Direito Penal
    Sexta: Direito Administrativo.
    Sábado: Revisão geral de tudo que foi lido na semana.

    A tarde, no serviço, me dedico mais às matérias processuais e previdenciário.

    Destarte, pretendo ser juiz em 7 anos, se Deus assim me permitir.

    Bom estudos a todos.
  16. marcelodorsa

    marcelodorsa Em análise

    Mensagens:
    11
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Ah, a eterna aflição dos estudantes de Direito: a metodologia!

    Estudar é uma atividade reflexiva e não cumulativa.

    O cérebro precisa ser abastecido de informações, mas depois precisa de tempo para organizar o que recebeu.

    Se você estudar 50 minutos, der uma parada de 10, 15 e voltar mais 50 minutos, provavelmente irá assimilar tudo o que leu. Faça isso todos os dias durante os 5 anos e provavelmente irá aproveitar mais o Direito do que aquele cara desesperado que grifa páginas inteiras com grifa-texto achando que aprende algo com isso. E o pior, faz isso por 16h seguidas.

    Minhas preferências: Não use resumos, não use esquemas, não use audio-livros, não use questionário dos outros, fichamentos alheios. NADA substitui uma proveitosa leitura de Doutrina, bem escolhida e lida no ritmo certo.

    Depois de lida, quem sabe aí você recorra a algum questionário de revisão, se necessário. Mas é REVISÃO, e não núcleo.

    Além disso, leia clássicos do Direito, Filosofia e Literatura. São ótimas fontes de vocabulário e erudição.
  17. Otreblig

    Otreblig Membro Pleno

    Mensagens:
    194
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Procuro manter um ritmo de 8 a 10h LÍQUIDAS de estudo ao dia, dando uma reduzida inevitável aos domingos.
    Claro que ninguém é de ferro, altos e baixos emocionais contribuem para essa instabilidade e vez ou outra posso não conseguir atingir essa meta diária caindo para umas 4 a 6h, mas geralmente procura me manter na meta programada.

    Sou concurseiro e recentemente aprovado em exame de ordem, como tenho objetivos em mente quando o assunto é concurso procuro fazer o possível para realizar minhas metas e seguir em busca do meu cargo alvo (Delegado Federal). Assim como o treinamento físico e mental que deve estar em dia, o fato de ficar sentado horas diariamente com a bunda na cadeira é por si só desgastante e exige disciplina. No início é complicado ficar 30min, depois você vai conseguindo e procurando se superar sempre. Sempre!

    Obs. Por horas líquidas entenda horas efetivas de esforço intelectual! E não o tempão que você perde pra organizar o local de estudo, o tempo que para para fazer um lanche, tomar banho ou qualquer outra atividade similar que não irá agregar qualquer carga de conhecimento ao seu estudo.
Tópicos Similares: Quantas Horas
Forum Título Dia
Arquivos antigos Quantas faculdades meu pai é obrigado a pagar? 29 de Março de 2005
Direito do Trabalho Intervalo sob 6 horas trabalhadas. 26 de Abril de 2020
Direito do Trabalho Pedido de horas extras registradas em ponto eletrônico sem saber a quantidade 19 de Novembro de 2019
Notícias e Jurisprudências Empresa terá de pagar multa por permitir menores em festa a partir das 23 horas 30 de Agosto de 2016
Notícias e Jurisprudências Bradesco terá de indenizar cliente que esperou por mais de 2 horas em fila 21 de Julho de 2016