Reclamatória Trabalhista Na Localidade Em Que A Empresa Tenha Filial

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por mary santos, 23 de Abril de 2012.

  1. mary santos

    mary santos Membro Pleno

    Mensagens:
    45
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Pará
    Caros colegas,

    Gostaria de contar com a ajuda de vocês para o seguinte caso: Haveria possibilidade de ingressar com uma reclamatória trabalhista em localidade diversa do lugar onde foi prestado o serviço? Por exemplo, o empregado mudou-se para outra cidade e nesta há uma filial da empresa, poderia aquele ingressar com uma reclamatória trabalhista no local onde situa-se a filial?
    Ou Haveria a possibilidade do advogado representá-lo na Justiça do Trabalho do local onde foi prestado o serviço, com amplos poderes, suprindo a presença do autor, tomando todas as decisões na audiência por ele?

    Desde já agradeço.
  2. Cjardim

    Cjardim Membro Pleno

    Mensagens:
    207
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Maria,

    muito embora a regra da competência determine o ajuizamento no foro do local da prestação de serviço, em se tratando de filiais, e pelo princípio da facilitação do acesso à Justiça, creio que valha a pena o ajuizamento na comarca da filial, e aguardar para ver (a menos que você esteja no limite do prazo de 2 anos). Veja, nesse sentido, interessante decisão que pincei rapidamente (é do TRT3, de Minas):

    EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA EX RATIONI LOCI - PROPOSITURA DE AÇÃO NA VARA DO TRABALHO DO LOCAL DO DOMICÍLIO DO EMPREGADO - NÃO ACOLHIMENTO. 1 - Dispõe o caput do art. 651 da CLT que a competência ratione loci das Varas do Trabalho é fixada pela localidade em que o empregado prestar serviços, possibilitando a propositura da ação no foro da celebração do contrato de trabalho ou no da prestação dos respectivos serviços na hipótese do empregador promover a realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho (CLT, art. 651 parágrafo 3º) e, em se tratando de agente ou viajante comercial, no foro da localidade em que a empresa tenha agência ou filial e a esta o empregado esteja subordinado e, na falta, a da localização em que o empregado tenha domicílio ou a localidade mais próxima (CLT, art. 651 parágrafo 1º). 2 - No entanto, em sendo o escopo da lei o de facilitar ao empregado o acesso ao Judiciário, à jurisprudência, com fulcro nos princípios que informam o Direito do Trabalho, em especial o da proteção ao hipossuficiente e da razoabilidade, tem ampliado as hipóteses de incidência do parágrafo primeiro, de modo que o empregado não viajante tem a faculdade de ajuizar reclamação trabalhista no local de seu atual domicílio. 3 - Entendimento em sentido contrário importaria na impossibilidade de acesso do reclamante ao Judiciário e no perecimento do direito, em face de sua hipossuficiência, com ausência de condições econômico-financeiras de deslocar-se, custeando despesas de transporte e hospedagem, inclusive de seus advogados. 4 - Recurso Ordinário a que se dá provimento para, reformando a r. decisão que acolheu a exceção de incompetência ex rationi loci arguida pelas reclamadas, declarar a competência da 1ª Vara do Trabalho de Pouso Alegre para processar e julgar a lide. (RO nº 1816/2010-075-03-00.7, 4ª Turma do TRT da 3ª Região/MG, Rel. Maria Lúcia Cardoso de Magalhães. unânime, DEJT 13.01.2012).

    Por outro lado, a presença do reclamante é imprescindível, sendo situação excepcional a sua representação (vide, v.g., art. 843, § 2º da CLT). Assim, nesse caso e s.m.j., creio não seja possível você representar seu cliente.

    Boa sorte!

    []s
  3. mary santos

    mary santos Membro Pleno

    Mensagens:
    45
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Pará
    Caro Dr. Cristiano,

    agradeço pela ajuda, foi muito esclarecedora.

    Att.
Tópicos Similares: Reclamatória Trabalhista
Forum Título Dia
Direito de Família Dúvidas sobre Partilha de reclamatória trabalhista ex-conjugê! 24 de Janeiro de 2018
Direito do Trabalho Reclamatória Trabalhista - Advogado Empregado 13 de Maio de 2013
Direito Tributário Ir Retido Sobre Verbas De Reclamatória Trabalhista: É Possível Pedir Restituição Do Irrf? 04 de Abril de 2011
Arquivos antigos emenda de reclamatoria trabalhista 21 de Maio de 2007
Direito do Trabalho Empregado discorda de acordo firmado por Sindicato em Reclamatória 09 de Abril de 2015