Redução do numero de vereadores

Discussão em 'Direito Constitucional' iniciado por Zegaga, 30 de Outubro de 2008.

  1. Zegaga

    Zegaga Em análise

    Mensagens:
    4
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Colegas gostaria de saber vossa opinião sobre a decisão do STF de reduzir o número de vereadores nas câmaras municipais. Cabe aos municípios decidir o número de vereadores de sua respectiva cidade, porem com a decisão do STF o número de vereadores será estabelecido de acordo com a população da cidade visando assim diminuir gastos. Os artigos 29, 18 e 19 que tratam da autonomia do município na federação deixam claro que esse assunto cabe ao município decidir independente do número de habitantes do mesmo portanto a decisão do STF, na minha opiniao, é inconstitucional e tambêm infundada, uma vez que a verba destinada a cada câmara municipal é dada de acordo com o número de habitantes ( em % ) ,ou seja, em um município de 200 mil habitantes será destinado 7% da renda á câmara municipal independente do número de vereadores os gastos serão de 7% neste município. E ainda afirmo que diminuindo o número de vereadores estariamos perdendo representatividade em meio ao poder público, uma cidade com varias etnias e costumes diferentes precisa de um maior número de representantes do povo para melhor atender a todos, sendo aqui o numero populacional irrelevante. Gostaria de saber a opinião de vocês em relação a essa decisão do STF. Obrigado.
  2. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Meu amigo, a questão é que o STF tem a prerrogativa de errar por último :p .

    Tal decisão veio de um processo difuso-concreto, mas o STF resolveu lhe atribuir eficácia concentrada-abstrata, o que é um grande contra-senso.

    Particularmente, me oponho apenas à forma como foi exarada a decisão, mas a considero, no mérito, Constitucional e justa.
Tópicos Similares: Redução numero
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Comissão paga a título de prêmio e redução de valores 12 de Julho de 2022
Direito do Trabalho Comissão paga a título de prêmio e redução de valores 12 de Julho de 2022
Direito do Trabalho Comum acordo de demissão durante período de redução de jornada 30 de Setembro de 2020
Direito Administrativo Redução da Carga Horária em razão de filho com TEA 20 de Janeiro de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Redução de Jornada de Trabalho (Servidor Público Municipal) 13 de Novembro de 2018