Renúncia Em Inventário Extrajudicial

Discussão em '"Causos" Jurídicos' iniciado por Dora, 11 de Julho de 2010.

  1. Dora

    Dora Em análise

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Caros colegas,
    Estou fazendo um inventário extrajudicial com renúncia em favor do monte.
    Já entreguei toda a documentação da Fazenda Pública, inclusive a minuta da escritura onde consta a renúncia.
    Acontece que o responsável por emitir o parecer relativo ao pagamento do ITCMD quer que eu apresente também a escritura da RENÚNCIA.
    Ora, o CC claro: se inventário judicial a renúncia é feita por termo nos autos, se extrajudicial: por escritura pública.
    É óbvio que a escritura ainda vai ser assinada. Não há lógica em se fazer duas escrituras.
    Estou tentando localizar alguma orientação sobre o assunto de algum órgão de credibilidade para apresentá-la ao funcionário da Fazenda.
    Se alguém puder me ajudar.... desde já agradeço.
    BARS
  2. BBrasil

    BBrasil Em análise

    Mensagens:
    15
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Maranhão
    Boa noite BARS e os outros amigos do forum.

    sou advogado em inicio de carreira e peguei meu primeiro inventário extrajudicial, porém estou meio perdido.
    Gostaria de saber os passos a seguir, bem como se possível poderiam me disponibilizar um modelo da minuta de inventário e partilha.

    Grato:
    Bruno Leonardo
  3. Cjardim

    Cjardim Membro Pleno

    Mensagens:
    207
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    BARS

    A exigência dele está correta. Observe que o ato de renúncia é ANTERIOR à "homologação" que ocorre com a realização do inventário extrajudicial. Logo, tem que ser pré-existente, sob pena de não ser considerada. É até lógico, pois para que se faça a escritura pública deve haver o cálculo do ITCMD, o que só poderá ocorrer com a ciência dos quinhões.

    Boa sorte!!

    BBrasil

    Dou duas sugestões: ligue ao cartório mais próximo, e peça que documentos ele precisa para encaminhamento do inventário extrajudicial. Ele te dirá! Quanto a modelo, basta uma rápida busca na www, com os argumentos mminuta de inventário extrajudicial, que encontrará vários exemplos. Achei esse bem interessante: http://jus2.uol.com.br/pecas/texto.asp?id=744

    Boa sorte!!

    []s
  4. Dora

    Dora Em análise

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Inicialmente você tem que entrar no site da Fazenda para fazer o pagamento do ITCMD.
    O próprio site lhe pedirá os dados da declaração ( bens, herdeiros, etc )
    O valor a constar será o do IPTU do ano do ÓBITO.
    No final, quando você confirmar o conteúdo das declarações ele já lhe apresentará a opção para imprimir as guias e declarações ( já faça 2 cópias de tudo para entregar no posto fiscal ).

    A relação de documentos que deverá ser levada ao posto fiscal encontra-se na portaria CAT-15 da Fazenda Estadual que fala do recolhimento do ITCMD.E a
    Portaria CAT 05-07 que trata da questão dos inventários após a entrada em vigor da Lei 11.441-07. Você encontra as duas portarias no site da Fazenda Estadual.

    Depois de entregar a documentação na Fazenda ( ou posto fiscal - depende de onde vc mora ) receberá o comprovante de pagamento do ITCMD.
    Com ele você entrega toda a documentação no cartório onde será lavrada a escritura do inventário extrajudicial.
    Espero ter ajudado,
    BARS



    Artigo 1° - Antes da lavratura de escritura pública, nas hipóteses previstas nos artigos 982 e 1.124-A do Código de Processo Civil, na redação dada pela Lei federal 11.441, de 4 de janeiro de 2007, devem ser apresentados no Posto Fiscal da área da localização do tabelião eleito para a realização de tal ato pelo interessado:

    I - na hipótese de transmissão "causa mortis":

    a) a declaração do ITCMD, com o valor atribuído aos bens ou direitos objetos da transmissão;
    b) o demonstrativo do ITCMD;
    c) o comprovante de recolhimento do ITCMD - "causa mortis" por meio da Guia de Arrecadação Estadual - GARE-ITCMD;
    d) os documentos relacionados no Anexo VIII da Portaria CAT-15, de 6 de fevereiro de 2003, quando aplicáveis
    e) os Anexos I a V da Portaria CAT-15, de 06 de fevereiro de 2003, quanto aplicáveis
    f) a minuta da escritura pública do ato em questão, se houver
Tópicos Similares: Renúncia Inventário
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Renuncia à herança após distribuição inventário 12 de Junho de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Renuncia à herança após distribuição inventário 31 de Julho de 2016
Direito de Família Inventário - Renúncia 24 de Outubro de 2012
Direito de Família Renúncia De Bem No Inventário Por Motivo De Doação 09 de Maio de 2011
Direito Tributário Renúncia Em Inventário 12 de Maio de 2010