Resistência da Visita

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Libra, 20 de Outubro de 2008.

  1. Libra

    Libra Em análise

    Mensagens:
    29
    Estado:
    São Paulo
    Olá caros colegas.
    Qual a orientação e conseqüências na seguinte situação?


    1) Pai sem emprego fixo, entra com ação oferecendo alimentos, sendo fixado 1 salário-mínimo em acordo judicial, sendo depositado em dia, sempre. Quanto as visitas ele sempre cumpriu horários e datas, inclusive cedendo seu direito a visita em casos que beneficiem a criança.
    2) Mãe abusa dessa tolerância do pai, sempre entregando a criança com atraso, fazendo-o esperar 30, 50 minutos e até 1 ou 2 horas. Isso devido ao auto-controle e tolerância do pai.
    3) Pai perde a paciência por essas esperas terem se tornado rotina há mais de 1 ano e tira satisfação com a mãe, repreendendo-a, porém mãe se altera e irmão da mãe (tio da criança) tenta agredir pai, sem que esse sequer ameaçou agressão, portanto, não havendo necessidade desse tio de defender a mãe.
    4) Pai é retirado à força da casa como se fosse um marginal. Mas esse pai pede para que ninguém toque nele, se retirando e aguardando a criança próximo ao seu carro. Nesse momento todos da casa saem "armando o maior barraco na rua" como se o pai tivesse cometido um crime. A criança já entra no carro.
    5) Pai se prepara para ir embora com a criança, nesse momento mãe questiona os cuidados com a criança e pai, ofendido, questiona a paternidade. Nesse exato momento, mãe retira à força a criança do carro e manda o pai exigir o exame DNA se quiser levar a criança da próxima vez.
    6) Pai mantém a calma e se retira do local, para não aumentar atritos e sofrer alguma agressão, seguindo para uma delegacia registrar o B.O..
    7) Desde então, ele tem dificuldade de visitas e receio de agressão física contra ele, por parte de parentes da mãe.
    8) No mesmo mês esse pai foi admitido em uma empresa, pelo período de 1 ano como temporário. Tendo já a intensão de comunicar ao juizado para estabelecer a atualização legal para maior benefício da menor.
    9) O processo em questão, acordo homologado, já tem mais de 1 ano sem mexer. Provavelmente já arquivado.

    Bom caros colegas, as dúvidas são as seguintes:
    1) Quais atitudes tomar?
    2) A mãe pode fazer o que fez? Sem haver nada legal para repreendê-la e/ou a seus parentes?
    3) Como há necessidade de marcar hora com o advogado, tem-se a questão da espera de 2 a 5 dias para passar com o advogado do processo, e esse pai foi admitido no início do mês, e pretende atualizar esses dados, caso obrigatório. Mesmo o serviço sendo temporário, há a necessidade de continuar o processo ou reabrí-lo para atualizar algo?
    4) Quanto ao exame DNA, pode ser requerido sem acarretar maiores problemas para esse pai? Tipo represálias, ou processo por danos no caso de positivo?
    5) Caso o pai, por se resguardar de agrassões, cesse as visitas até nova audiência, poderá acarretar em agravamento ou maiores problemas para ele?

    Fico por aqui com essa situação.
    Agradeço desde já, pelo interesse na leitura deste.
    Forte abraço a todos.
Tópicos Similares: Resistência Visita
Forum Título Dia
Direito de Família Visitacao avoenga 04 de Julho de 2021
Direito de Família Visitação genitor exterior 11 de Junho de 2020
Direito de Família Regulamentação visita pai residente exterior 17 de Outubro de 2019
Direito de Família Homologação de acordo extrajudicial de pensão alimentícia e visitas 26 de Setembro de 2019
Direito de Família Visitação exterior 20 de Setembro de 2019