Responsabilidade Civil do Odontologo

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por valdirene nery, 21 de Junho de 2014.

  1. valdirene nery

    valdirene nery Membro Pleno

    Mensagens:
    279
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Caros Colegas,

    estou tratando de uma causa em que o dentista que foi contratado a principio para um tratamento estético, ao solicitar exames corriqueiros, não percebeu no resultado do exame o diagnostico de um tumor, que evolui muito ate que fosse descoberto.
    Estive pesquisando acerca da responsabilidade deste tipo de profissional, e encontrei muitos entendimentos jurisprudenciais que a responsabilidade civil do odontologista e objetiva, pois resulta de uma obrigação quase sempre contratual de resultados.
    Minha duvida é a seguinte: sendo certo que a principio o contrato da minha cliente com este profissional era de fato para tratamento estético, ou seja, uma obrigação de resultado, mas na verdade a ação que esta sendo proposta não é para reclamar algo sobre este tratamento estético, mas sim pela omissão do profissional que tinha conhecimento do resultado dos exames dela e não mencionou o tumor que ela tinha, este assunto deve ser analisado sob a ótica da responsabilidade objetiva ou subjetiva?

    Ou ainda posso apontar as duas visões, objetiva primeiro em razão da natureza contratual e subjetiva em razão do erro do diagnostico para o tumor da paciente?

    Estou confusa com a teoria que devo adotar...
Tópicos Similares: Responsabilidade Civil
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor RESPONSABILIDADE CIVIL POR FATO DE TERCEIRO 08 de Fevereiro de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor "DOS PEDIDOS" em Ação de Responsabilidade Civil Médica 03 de Agosto de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Responsabilidade Civil, perde de ação - Culpa do Cliente 02 de Maio de 2016
Direito Administrativo Responsabilidade Civil por Omissão do Estado 24 de Janeiro de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Responsabilidade civil dos pais 28 de Agosto de 2014