Sexta Turma Extingue Ação Contra Advogado Denunciado Por Oito Crimes De Calúnia

Discussão em 'Notícias e Jurisprudências' iniciado por fmbaldo, 07 de Maio de 2010.

  1. fmbaldo

    fmbaldo Editores

    Mensagens:
    844
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu extinguir a ação penal instaurada contra um advogado gaúcho, denunciado por oito crimes de calúnia. Os ministros da Turma, seguindo o entendimento do relator do caso, ministro Nilson Naves, consideraram que faltou justa causa para a ação.

    Segundo o processo, o motivo da denúncia teria sido o teor das peças e das petições utilizadas pelo advogado na defesa de um cliente, lotado na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. “O paciente (advogado) nada mais fez que vazar seus arrazoados de maneira dura, candente, como é de sua característica, a fim de chamar a atenção do Tribunal para seus argumentos”, afirmou a defesa.

    O habeas corpus impetrado perante o Tribunal Regional Federal da 4ª Região foi indeferido sob o argumento de que a análise da denúncia demonstra a presença dos requisitos mínimos previstos pelo artigo 41 do Código de Processo Penal, de modo a facilitar a defesa do denunciado, uma vez que houve a exposição do fato criminoso, com suas circunstâncias. A defesa recorreu dessa decisão ao STJ.

    Em seu voto, o ministro Nilson Naves destacou que não se encontram nas peças e petições subscritas pelo advogado os elementos dos crimes de denunciação caluniosa. “Creio que as peças em pauta revelam apenas o inconformismo do advogado com a acusação. Se algum excesso houve, tal não adentrou o campo penal”, disse.

    Coordenadoria de Editoria e Imprensa do STJ
Tópicos Similares: Sexta Turma
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Corte de energia elétrica numa sexta-feira... 29 de Maio de 2016
Direito Administrativo Recurso depois da decisão da Turma 16 de Outubro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Apresentação de mandado de segurança na Turma Recursal - Dúvidas 09 de Março de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Turma Recursal 17 de Agosto de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Correção Monetária e Juros não Fixados em Acordão de Turma Recursal 18 de Maio de 2016