Stj - Direito Real De Habitação Incide Sobre A Última Residência Mesmo Havendo Outras.

Discussão em 'Notícias e Jurisprudências' iniciado por Roberto César, 15 de Julho de 2013.

  1. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Última residência

    No STJ, a companheira sustentou que mesmo havendo outros bens, o direito real de habitação deveria recair necessariamente sobre o imóvel que foi a última residência do casal. "Do fato de haver outros bens residenciais ainda não partilhados, não resulta exclusão do direito de habitação, quer relativamente ao cônjuge, quer ao convivente em união estável", afirmou Sidnei Beneti, relator do recurso especial.

    O ministro citou doutrina do pesquisador José Luiz Gavião, para quem "a limitação ao único imóvel a inventariar é resquício do código anterior, em que o direito real de habitação era conferido exclusivamente ao casado pela comunhão universal".

    Gavião explica que, "casado por esse regime, o viúvo tem meação sobre todos os bens. Havendo mais de um imóvel, é praticamente certo que ficará com um deles, em pagamento de sua meação, o que lhe assegura uma moradia. Nessa hipótese, não tem necessidade do direito real de habitação" (Código Civil Comentado, 2003).

    A Turma deu provimento ao recurso especial da companheira para reconhecer o direito real de habitação em relação ao imóvel em que residia o casal quando do óbito.


    Fonte: http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=14&id=59407
Tópicos Similares: Stj Direito
Forum Título Dia
Direito Previdenciário IBDP promove seminário sobre Direito Previdenciário no STJ 16 de Maio de 2018
Notícias e Jurisprudências Stj Aprova Sete Novas Súmulas Sobre Direito Privado 20 de Junho de 2012
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Negativa De Materia Legal - Direito Autoral - Stj - Violação Sumulas 18 de Dezembro de 2009
Concursos Públicos Jurídicos Estudantes De Direito Podem Conhecer O Stj 26 de Outubro de 2009
Notícias e Jurisprudências STJ estabelece novo paradigma ao determinar indenização em abandono de filho recebido por adoção 25 de Abril de 2023