Substituição do INTERVALO INTRAJORNADA por pagamento em dinheiro

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por CRISTIAN GOMES, 07 de Agosto de 2015.

  1. CRISTIAN GOMES

    CRISTIAN GOMES Membro Pleno

    Mensagens:
    307
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Qual a opnião dos nobres colegas a respeito a supressão total e definitiva do intervalo intrajornada, por todo o periodo do contrato de trabalho(5 anos).

    Sabemos que, sendo concedido parcialmente ou mesmo não concedido de maneira esporádica, o Empregador tem o dever de pagar a Hora cheia com adicional de 50%.

    Mas esta regra tambem serve para o Empregador suprimir este intervalo definitivamente por todo o contrato de trabalho, mesmo pagando certinho a hora cheia + 50% ?

    Entendo que não pode ser desta forma, até pela natureza deste intervalo para refeição e descanso, que constitui medida de higiene, saúde e segurança do trabalho garantido por norma de ordem pública (art. 71 da CLT) e (art. 7º, inc. XXII da CF), este não poderia ser suprimido em sua totalidade do início ao fim do contrato de trabalho, vez que a legislação vigente permite a sua redução ou supressão apenas de forma esporádica, mas não de forma definitiva por toda a duração do contrato de trabalho(5 anos), tendo em vista a finalidade deste período de intervalo (ir ao banheiro, relaxar, alongar as pernas, etc.).


    Caberia falar alguma coisa sobre isso na Reclamação Trabalhista?

    O Reclamante recebeu todos os dias trabalhados, 1 hora extra + 50% por todo o contrato de trabalho(5 anos), ou seja, nunca pode gozar do intervalo, sob a alegação de não existir outro funcionário para ficar em seu lugar, tendo em vista ser porteiro noturno e trabalhar das 22:00 as 6:00, lembrando que não foi pedido do trabalhador e sim uma imposição do Empregador.

    Cabe algum pedido referente a isso na RT?
  2. skuzam

    skuzam Membro Pleno

    Mensagens:
    55
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Com certeza, e as chances de ganhar são enormes até porque isso é no minimo inusitado. Nunca tinha visto o empregador fazer errado e já pagar a indenização, talvez se pegar algum juiz que tende mais pro empregador ele pode até entender que a indenização já foi adimplida na época própria, mas acho difícil.

    E ai acho que caberia até um dano moral.
  3. fmbaldo

    fmbaldo Editores

    Mensagens:
    844
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Eu acho que nao cabe indenização nenhuma. Pelo seguinte:

    A jurisprudência criou uma pena específica para isso, a hora extra. Pelo tópico o cliente recebeu certo.

    Acho complicado alegar dano moral depois de tanto tempo de contato, sem qualquer resistência do empregado.

    Ainda mais trabalhador noturno. Trabalhando sozinho.....

    Enfim. Não vejo ofensa à honra.
  4. Lekkerding

    Lekkerding A lot of love, a lot of blood.

    Mensagens:
    38
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Se por cinco anos o empregado não dispôs de intervalo para repouso e descanso, comprometendo o período que dispõe durante a jornada para recuperar energias e recompor minimamente o desgaste mental e físico do labor, existe a possibilidade de ser o empregador condenado à indenizar por danos morais, além do pagamento das horas extras da Súmula 437.

    TST - AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA AIRR 32253020105010000 3225-30.2010.5.01.0000 (TST) Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA - CONTRADITA. CERCEAMENTO DO DIREITO DE DEFESA - HORAS EXTRAS - INTERVALOINTRAJORNADA. SUPRESSÃO - DANO MORAL. CONFIGURAÇÃO. RECURSO DESFUNDAMENTADO. ARTIGOS 514 , II , E 524 , I , DO CPC - DANO MORAL. VALOR DA INDENIZAÇÃO. RECURSO DESFUNDAMENTADO À LUZ DO ARTIGO 896 DA CLT . Nega-se provimento ao Agravo de Instrumento que não logra desconstituir os fundamentos do despacho que denegou seguimento ao Recurso de Revista. Agravo de Instrumento a que se nega provimento.
Tópicos Similares: Substituição INTERVALO
Forum Título Dia
Direito de Família Substituição de curatela provisória 14 de Outubro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Substituição de Parte Autora em Ação de Declaração de Ausência 18 de Janeiro de 2018
Direito de Família Ação de Substituição de Curador por mudança de cidade 30 de Julho de 2017
Direito do Trabalho Substituição CNPJ 30 de Setembro de 2015
Direito Penal e Processo Penal Substituição da forma do cumprimento da pena 24 de Novembro de 2014