Sus Tem Que Fornecer Medicamento Que Não Tem Nas Farmácias

Discussão em 'Notícias e Jurisprudências' iniciado por Ribeiro Júnior, 06 de Abril de 2010.

  1. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    O Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte concedeu o Mandado de Segurança (nº 2009.008235-3), movido por uma usuária do SUS, diagnosticada com câncer (tumor neuroendroquino de pâncreas), em quadro avançado, necessitando de quimioterapia.

    De acordo com os autos, foi prescrito o tratamento com uso do medicamento Sandostatin lar 30 mg – em um total de três ampolas e Nexavar 800mg, a serem administradas quatro vezes por dia. Medicamentos esses que possuem um custo elevado e a paciente não tem condições financeiras para adquiri-los.

    A decisão no Pleno também considerou que não existem medicamentos similares no mercado, já que não são comercializados em farmácias, mas apenas disponibilizados pelo Ministério da Saúde dos Estados, por meio do SUS, motivo pelo qual requereu, administrativamente, à Secretaria de Saúde do Estado, sendo informada que não havia disponibilidade.

    Os desembargadores ressaltaram ainda que o Poder Judiciário observa os princípios constitucionais, como também as normas que instituem ao Estado o dever de implementar políticas públicas para assegurar a prestação à saúde, como as previstas nos artigos 196, 197 e 198 da Constituição Federal.


    FONTE: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, em http://www.iob.com.br/noticiadb.asp?area=juridicas&noticia=153782
Tópicos Similares: Sus Tem
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Suspeição testemunha 02 de Junho de 2014
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Suspensão Temporária Do Gravame 15 de Janeiro de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor SUSCITAÇÃO CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA - Justiça Estadual e Federal 25 de Janeiro de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Sustentação oral da parte recorrida 20 de Abril de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Prazo contestação após suspensão e litisconsórcio passivo 17 de Julho de 2020