SUSPENSÃO DO BENEFICIO-SUSPEITA DE FRAUDE NA CONCESSÃO

Discussão em 'Direito Previdenciário' iniciado por valdirene nery, 07 de Março de 2016.

  1. valdirene nery

    valdirene nery Membro Pleno

    Mensagens:
    279
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde!

    Doutores, minha cliente recebia pensão por morte do ex marido desde 2013. Em meados de 2015 recebeu uma notificação do INSS pedindo para comparecer e prestar esclarecimentos referente a uma denuncia de que seu casamento teria sido uma fraude, que não se consumou e que ela se casou apenas para ficar com a pensão do marido que já estava com a saúde debilitada.

    Ela compareceu e prestou esclarecimentos, e meses após foi intimada da abertura de um procedimento administrativo sobre o caso retro mencionado.

    Apresentei tempestivamente a contestação, e dias após foi informada que o beneficio estava suspenso, posto que os documentos apresentados (na verdade apenas fotos da convivência do casal), não eram suficientes para comprovar a dependência econômica da minha cliente do seu marido. Ademais o INSS informou ainda sobre a existência de um processo com pedido de divorcio litigioso aberto pelo marido falecido, meses antes do óbito.

    Primeiramente minha cliente desconhece este pedido de divorcio, ademais eu observei que o processo foi extinto por ausência de citação da minha cliente, bem como ante a ausência de manifestação do esposo em atender as exigências contidas no despacho do juiz.

    O INSS alega que certamente o marido não atendeu as exigências contidas no despacho, pois evidente que quando da publicação o mesmo já tinha falecido.

    Contudo a minha cliente desconhece a existência deste processo, e diz que quando faleceu estava tudo bem entre eles, e que certamente abriu este processo no calor da emoção em meio a alguma discussão havida entre eles.

    Pois bem, apresentei um recurso junto ao INSS argumentando justamente o retro esclarecido, bem como impugnei as alegações do INSS de que suspendeu o beneficio em razão de que a minha cliente não comprovou dependência econômica do marido falecido, necessário a manutenção do beneficio. Argumentei ainda que não ocorreu qualquer mudança na situação da esposa, desde o falecimento do marido até a presente data, desta forma entendo que não ocorrendo mudança na situação da mesma, como pode o INSS naquela época ter concedido a pensão sob o argumento de que ela dependia financeiramente dele, e agora recusar o mesmo argumento por ausência de prova?

    Até a presente data não houve resposta, e minha cliente continua sem receber, e esta passando dificuldades pois era a única fonte de renda dela.

    Desejo ajuizar um Mandado de Segurança, para regularizar os pagamentos da pensão o quanto antes, alguém poderia me ajudar, esclarecendo se cabe mesmo um M.S, sugerindo ainda os fundamentos do mesmo? não tenho muita experiência nesta área, mas e uma cliente de longa data e acredito que estudando, posso atende-la perfeitamente.
Tópicos Similares: SUSPENSÃO BENEFICIO-SUSPEITA
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Prazo contestação após suspensão e litisconsórcio passivo 17 de Julho de 2020
Direito do Trabalho SUSPENSÃO 29 de Maio de 2019
Direito Penal e Processo Penal Réu cumprindo suspensão condicional do processo quer se mudar de país 10 de Abril de 2019
Direito Penal e Processo Penal Certidão de honorários advocatícios (dativo) no caso de suspensão condicional 01 de Abril de 2019
Direito Penal e Processo Penal Perda da audiência de suspensão condicional do processo 03 de Julho de 2018