TRABALHO DE APENADO PRISIONAL

Discussão em 'Direito Penal e Processo Penal' iniciado por Mila Moreira, 11 de Setembro de 2015.

  1. Mila Moreira

    Mila Moreira Membro Pleno

    Mensagens:
    62
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Srs. preciso de ajuda, em caso concreto que à mim chegou:

    - Apenado do sistema prisional, atualmente cumprindo pena em colonia penal, trabalha há 03 meses para uma empresa (dentro da casa prisional da Colonia Penal) na manufatura de madeira (serragem e demais serviços).
    Este preso sofreu um acidente de trabalho sendo que teve um dedo da mao decepado por uma serra. Os agentes penitenciários prestaram socorro encaminhando-o para atendimento médico. O apenado, no dia de passeio dele se dirigiu a uma agencia do INSS para tentar um benefício acidentário de trabalho (Auxílio-Doença Acidentário). Foi verificado pelo CNIS dele que jamais teve qualquer vínculo empregatício antes de ser preso, e por lógico nao abriram qualquer requerimento de benefício.

    PERGUNTA-SE:
    - Este preso tem direito de buscar algum benefício e/ou indenizaçao pelo acidente, eis que acontecido durante a hora de trabalho para uma EMPRESA que usa os detentos para trabalharem para ela, inclusive pagando salário mensal além da remissao de pena prevista na Lei das Execuçoes Penais?

    - Pode-se acionar a empresa e o Estado para requerer uma indenizaçao pelo fato ocorrido, já que o mesmo está impossibilitado de trabalhar, além de ter perdido um dedo da sua mao?

    - Caso haja esta possibilidade, esta indenizaçao deve ser buscado na esfera cível (justiça comum) ou na justiça do trabalho?

    - Qual o melhor caminho para o caso?

    Desde já obrigada
  2. Morgana Santos

    Morgana Santos Membro Pleno

    Mensagens:
    49
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
Tópicos Similares: TRABALHO APENADO
Forum Título Dia
Direito do Trabalho TRABALHO DE APENADO PRISIONAL 11 de Setembro de 2015
Papo furado Bacharelado e Mercado de Trabalho 04 de Janeiro de 2024
Notícias e Jurisprudências Tratorista morre em acidente de trabalho e filho é indenizado 22 de Maio de 2023
Notícias e Jurisprudências Prefeitura de Goiânia terá de indenizar servidora que sofria assédio moral no trabalho 24 de Março de 2023
Direito do Trabalho Período de trabalho no exterior 02 de Março de 2020