TRANSFERÊNCIA DA PROPRIEDADE POR MEIO DE ACORDO JUDICIAL!

Discussão em 'Direito Tributário' iniciado por souzaadvocacia, 30 de Setembro de 2015.

  1. souzaadvocacia

    souzaadvocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    274
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Prezados, em uma ação de usucapião, na audiência de instrução, houve um acordo entre as partes e restou consignado que o autor pagaria ao proprietário do imóvel usucapiendo o valor de R$ 10.000,00.

    Por ocasião do acordo, o magistrado determinou a expedição ao Cartório de Registro de Imóveis que procedesse a transferência de propriedade para o nome do autor.

    Todavia, por tratar-se de uma transferência de propriedade, digamos que onerosa, haja vista terem as partes acordado o valor de R$ 10.000,00, necessariamente, foi obrigado a dirigir-se até a prefeitura, para a confecção do boleto referente ao ITBI.

    Entretanto, para surpresa do contribuinte, o respectivo ITBI não fora calculado no valor do acordo, mas sim na avaliação.

    Devido a particularidade do caso, estaria correto a cobrança do ITBI por parte do município na avaliação do imóvel ou com base no acordo judicial?
  2. Danilo Martins Fontes

    Danilo Martins Fontes Membro Pleno

    Mensagens:
    4
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    O art. 38 do CTN diz que a base de cálculo é o valor venal dos bens ou direitos transmitidos. Claro que há de se considerar o que diz a legislação do Município a respeito. Mas considerando que o termo 'venal' é relativo à venda e que somente lei complementar pode estabelecer base de cálculo de imposto, penso que existe aí um bom fundamento jurídico para sustentar a prevalência do valor do acordo sobre o da avaliação.

    Caso a lei municipal traga outro critério, definido por ato infralegal, para mensuração do valor venal, pode haver ofensa ao princípio da legalidade.

    Abraços.
Tópicos Similares: TRANSFERÊNCIA PROPRIEDADE
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Transferência de propriedade de imóvel 06 de Novembro de 2014
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ação De Cumprimento De Obrigação De Fazer - Transferencia Da Propriedade De Veículo 08 de Abril de 2012
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Transferência Propriedade Veículo (Leiam E Me Ajudem ) 14 de Março de 2011
Direito Tributário Transferência Imóvel SPU 18 de Março de 2024
Direito Administrativo cobrança de ipva-venda de veiculo-sem comprovante de transferencia 12 de Setembro de 2018