Transmissão Proposital De Hiv É Classificada Como Lesão Corporal Grave

Discussão em 'Notícias e Jurisprudências' iniciado por fabriciocarvalho, 30 de Maio de 2012.

  1. fabriciocarvalho

    fabriciocarvalho Em análise

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    "DECISÃO​
    Transmissão proposital de HIV é classificada como lesão corporal grave​
    A transmissão consciente do vírus HIV, causador da Aids, configura lesão corporal grave, delito previsto no artigo 129, parágrafo 2º, do Código Penal (CP). O entendimento é da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e foi adotado no julgamento de habeas corpus contra decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF). A Turma acompanhou integralmente o voto da relatora, ministra Laurita Vaz.

    Entre abril de 2005 e outubro de 2006, um portador de HIV manteve relacionamento amoroso com a vítima. Inicialmente, nas relações sexuais, havia o uso de preservativo. Depois, essas relações passaram a ser consumadas sem proteção. Constatou-se mais tarde que a vítima adquiriu o vírus. O homem alegou que havia informado à parceira sobre sua condição de portador do HIV, mas ela negou.

    O TJDF entendeu que, ao praticar sexo sem segurança, o réu assumiu o risco de contaminar sua parceria. O tribunal também considerou que, mesmo que a vítima estivesse ciente da condição do seu parceiro, a ilicitude da conduta não poderia ser excluída, pois o bem jurídico protegido (a integridade física) é indisponível.

    O réu foi condenado a dois anos de reclusão com base no artigo 129 do CP. A defesa entrou com pedido de habeas corpus no STJ, alegando que não houve consumação do crime, pois a vítima seria portadora assintomática do vírus HIV e, portanto, não estaria demonstrado o efetivo dano à incolumidade física.

    Pediu sursis (suspensão condicional de penas menores de dois anos) humanitário e o enquadramento da conduta do réu nos delitos previstos no Título I, Capítulo III (contágio venéreo ou de moléstia grave e perigo para a vida ou saúde de outrem).

    Enfermidade incurável

    No seu voto, a ministra Laurita Vaz salientou que a instrução do processo indica não ter sido provado que a vítima tivesse conhecimento prévio da situação do réu, alegação que surgiu apenas em momento processual posterior. A relatora lembrou que o STJ não pode reavaliar matéria probatória no exame de habeas corpus.

    A Aids, na visão da ministra Vaz, é perfeitamente enquadrada como enfermidade incurável na previsão do artigo 129 do CP, não sendo cabível a desclassificação da conduta para as sanções mais brandas no Capítulo III do mesmo código. "Em tal capítulo, não há menção a doenças incuráveis. E, na espécie, frise-se: há previsão clara no artigo 129 do mesmo estatuto de que, tratando-se de transmissão de doença incurável, a pena será de reclusão, de dois a oito anos, mais rigorosa", destacou.

    Laurita Vaz ressaltou o Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do Habeas Corpus 98.712, entendeu que a transmissão da Aids não era delito doloso contra a vida e excluiu a atribuição do tribunal do júri para julgar a controvérsia. Contudo, manteve a competência do juízo singular para determinar a classificação do delito.

    A relatora apontou que, no voto do ministro Ayres Britto, naquele julgamento do STF, há diversas citações doutrinárias que enquadram o delito como lesão corporal grave. "Assim, após as instâncias ordinárias concluírem que o agente tinha a intenção de transmitir doença incurável na hipótese, tenho que a capitulação do delito por elas determinadas (artigo 29, parágrafo 2º, inciso II, do CP) é correta", completou a ministra.

    Sobre o fato de a vítima não apresentar os sintomas, Laurita Vaz ponderou que isso não tem influência no resultado do processo. Asseverou que, mesmo permanecendo assintomática, a pessoa contaminada pelo HIV necessita de acompanhamento médico e de remédios que aumentem sua expectativa de vida, pois ainda não há cura para a enfermidade.

    Quanto ao sursis humanitário, a relatora esclareceu que não poderia ser concedido, pois o pedido não foi feito nas instâncias anteriores e, além disso, não há informação sobre o estado de saúde do réu para ampará-lo."


    Fonte: Sítio eletrônico do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


    Possuo entendimento contrário ao do STJ. Segundo meu humilde conhecimento, em casos como esse, o agente responderá por homicídio consumado ou tentado se a sua intenção, valendo-se da doença grave que possui, era a de eliminar a vítima. Ademais, a AIDS não se enquadra como doença venérea (art. 130, do CP), pois possui outras formas de transmissão que não são as vias sexuais. Não se encaixa, também, no perfil do art. 131, do CP, porquanto ainda é considerada pela medicina uma doença letal e não uma enfermidade grave. Portanto, se enquadraria como lesão corporal grave com resultado enfermidade incurável (art. 129, §2º, II, do CP), caso não houvesse o agente a intenção de ofender a integridade moral ou a saúde da vítima.

    Para enriquecer o assunto, gostaria de ler a opinião dos nobres colegas.

    Att., Fabrício.
Tópicos Similares: Transmissão Proposital
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Transmissão De Bens Em Vida. 23 de Agosto de 2013
Direito Tributário Impostos De Transmissão E Partilha E Sobrepartilha 24 de Agosto de 2012
Direito Administrativo Transmissao Pensao De Sargento Do Exercito ... 01 de Dezembro de 2010
Notícias e Jurisprudências Oab Ajuíza Ação Contra Normas Paulistas Que Tratam De Imposto Sobre Transmissão “Causa Mortis” 29 de Abril de 2010
Arquivos antigos Retransmissão de TV aberta 15 de Outubro de 2006