TST garante à companheira mesmos direitos da viúva

Discussão em 'Artigos Jurídicos' iniciado por Jussara, 11 de Maio de 2005.

  1. Jussara

    Jussara Em análise

    Mensagens:
    21
    Estado:
    Brasília-DF
    TST garante à companheira os mesmos direitos da viúva

    (Família - 13.01.2005)




    A 3ª Turma do TST estendeu à companheira de um falecido - aposentado da São Paulo Transportes S/A (SPTrans) - o direito à complementação de pensão garantido às viúvas e aos órfãos de empregados falecidos a partir de janeiro de 1957.

    A autora da ação trabalhista viveu em união estável com o funcionário da empresa por mais de 50 anos e recebe inclusive pensão do INSS. Ela buscou na Justiça o direito à complementação da pensão paga pela SPTrans e recorreu ao TST contra decisão do TRT de São Paulo (2ª Região), que interpretou de forma restritiva o alcance do benefício e negou-lhe o direito.

    A São Paulo Transporte S.A. - SPTrans, sucessora da Companhia Municipal de Transportes Coletivos - CMTC -, a partir de 1995, exerce o gerenciamento técnico e operacional do Sistema de Transporte Urbano, permanecendo com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal dos Transportes, as decisões finais de nível institucional.

    O tribunal paulista reconheceu a pertinência de norma interna da SO Trans, cujo sistema de aposentadoria complementar estabelece que “a companhia complementará a pensão paga a viúvas e órfãos de empregados, falecidos a partir de 1º de janeiro de 1957, de forma a alcançar o respectivo valor de 80% dos salários normais que o empregado recebia na data de seu falecimento”.

    Mas, de acordo com a relatora do recurso, ministra Maria Cristina Peduzzi, ainda que a norma interna da SPTrans faça menção apenas à viúva não há como negar o direito da companheira à complementação após o advento da Constituição de 1988.

    Seu voto afirma que "não se pode ignorar o fato de que a convivência marital, sem oficialização do casamento, há muito é reconhecida pela sociedade e mesmo pelo ordenamento jurídico”.

    O artigo 226 da Constituição Federal de 1988 reconheceu a união estável como entidade familiar, igualando-a, em efeitos, ao casamento. “O legislador constituinte, por meio de tal dispositivo, estendeu à companheira condição jurídica idêntica à de esposa”, disse a relatora.

    A ministra Maria Cristina Peduzzi lembrou ainda que o próprio Regime Geral de Previdência Social (artigo 16, inciso I, da lei nº 8.213/91) colocou a companheira na condição de dependente do segurado, como se viúva fosse, para todos os efeitos.

    A empresa SPTrans vinha se negando a conceder o benefício sob o argumento de que, em nenhum momento, comprometeu-se a pagar complementação de pensão às companheiras de aposentados.

    A advogada Regina Célia Dalle Nogare atuou em nome da autora da ação. (RR nº 1.643/2002-013-02-00.6 - com informações do TST e da base de dados do Espaço Vital ).

    Fonte: www.espaçovital.com.br
    em Família, 13.01.2005
Tópicos Similares: TST garante
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Súmula 389 TST 24 de Janeiro de 2019
Direito do Trabalho Cabimento embargos de declaração Instrução Normativa 40 TST 01 de Março de 2018
Direito do Trabalho Súmula 444 TST 01 de Agosto de 2017
Notícias e Jurisprudências TST: Súmulas 448-458 Aprovadas em 2014 29 de Dezembro de 2014
Notícias e Jurisprudências TST: Trabalhador não fica à disposição da empresa durante pausa para refeição 29 de Dezembro de 2014