União Estável

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Gloria, 29 de Setembro de 2009.

  1. Gloria

    Gloria Em análise

    Mensagens:
    8
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Numa união estável de dez anos, com separação de corpos já há 3 anos, a mulher quer se separar, mas o homem não quer sair do apartamento que adquiriram na constância da união, mas que só consta como proprietária a mulher. Ainda assim ela deseja pagar o relativo a metade do valor do imóvel ao homem e que ele saia do apartamento, mas ele não aceita o acordo. COmo deve proceder a mulher ???
  2. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Até que se prove o contrário, o imóvel pertence plenamente à mulher. Reintegração de posse é a saída. Deixa que o homem traga a juízo o fato de haver união estável e tal.



    Att.,

    Ribeiro Júnior
  3. Gloria

    Gloria Em análise

    Mensagens:
    8
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Muito obrigada por sua colaboração !!!
  4. IRON LAW

    IRON LAW Membro Pleno

    Mensagens:
    346
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    O caso não está nada claro. Se houve pedido de separação de corpos, como o homem continua a residir no imóvel? E se a mulher também está no apartamento, como pedir reintegração de posse?
  5. Rosolem

    Rosolem Membro Pleno

    Mensagens:
    199
    Estado:
    São Paulo
    Realmente existem pontos na pergunta que deixam margens a duvida. Entretanto, analisando a pergunta, poderia se ingressar com uma ação cautelar de separação de corpos, mesmo sabendo-se que eles nao sao casados oficialmente, para a retirada a força do homem do apartamento. Com relação ao imovel, sabendo que a mulher esta disposta a comprar a parte cabente ao homem, na ação principal de reconhecimento e dissolução de sociedade de fato, faça o pagamento da parte dele.
  6. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Para mim está bem claro: separação de corpos indica que eles não se encontram juntos, portanto, estão residindo em locais distintos.
  7. Rosolem

    Rosolem Membro Pleno

    Mensagens:
    199
    Estado:
    São Paulo
    O que a Gloria quiz dizer é sobre separação de corpos, quer dizer que não há mais intimidade entre eles, que eles não mantem mais relacionamento amoroso.
  8. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Bem, caro colega,

    Se você tem tanta certeza disso, tudo bem. Não sou eu que vou dizer o contrário.


    Att.,
  9. IRON LAW

    IRON LAW Membro Pleno

    Mensagens:
    346
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    ??????????????
    Veja o que a Gloria disse:
    Como está claro que houve separação de corpos???
  10. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Sem polêmicas. Leia o que ela escreveu. Não há o que interpretar: "com separação de corpos já há 3 anos".
  11. IRON LAW

    IRON LAW Membro Pleno

    Mensagens:
    346
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Ribeiro,
    A discussão não cabe a nós. Quem deve esclarecer o caso é a Gloria. Ela menciona a separação de corpos e, ao mesmo tempo, afirma que o marido não saiu do apartamento. Isso é o mesmo que dizer: “a seguradora não quer pagar o seguro do meu carro roubado, que está na garagem. O que faço?”. Textos como esse são um total contrassenso e não merecem resposta. Se a pessoa quer ajuda, o mínimo que deve fazer é apresentar uma narrativa coerente. A meu ver, mensagens como a de abertura deste tópico deveriam ser absolutamente ignoradas (ou até deletadas pela administração), sob pena de nós mesmos cairmos no ridículo.
  12. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Mas veja bem: em momento algum ela falou que continua a residir no apartamento. Isto alguém presumiu, mas ela não escreveu. Ela escreveu, sim, que há separação de corpos por três anos. Não vejo razão em deletar este tópico, o que é proibido é consulta de particulares, e ela perguntou de forma bem genérica.

    Acredito que a administração do Forum já faz um trabalho bem exaustivo para deixa-lo o mais "limpo" possível.
  13. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Consulta inepta! Indefiro a resposta!


  14. IRON LAW

    IRON LAW Membro Pleno

    Mensagens:
    346
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Mas você não acha estranho ela pedir a separação de corpos e ela mesma sair do imóvel?
  15. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Meu amigo,

    Pelo que eu já vi em meu escritório, não acho mais nada estranho.
  16. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Hahaha. Acompanho o relator.
  17. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Hahahahahahahaha

    Esse FH é mesmo uma figura! :)
Tópicos Similares: União Estável
Forum Título Dia
Direito de Família Reconhecimento União estável pós morte 06 de Dezembro de 2022
Notícias e Jurisprudências Interpretação de vocês sobre divisão em união estável. 11 de Abril de 2022
Direito de Família União estável judicial. Como fazer? 24 de Janeiro de 2022
Direito de Família Averbação de escritura de dissolução de união estável 05 de Dezembro de 2019
Direito de Família UNIÃO ESTÁVEL (+ de 30 ANOS) ou casamento civil 22 de Outubro de 2019